1. A Fábula do Livro
 
Assim como acontece com os animais e outros bichos aconteceu também comigo.  E, eu direi que parece bem normal. Aonde eu estava ao querer se engraçar com a galinha. Muito mais que Pintadinha.  Essa que eu conheço me pediu um livro.
 
_ Sr. Galo, o senhor pode me emprestar   um dos seus tantos livros para que eu possa ler e fazer meu trabalho? ...
            Respondi afirmando aquela possibilidade, no entanto, mesmo sabendo como tal qual ela é, e nem tantos cuidados tem por ser ainda uma franguinha, e ser um tanto quanto esquecida, queira ou não perde tudo que tem a vista. Porém, eu pedi que por favor, ela tivesse zelo e cuidasse muito bem daquela obra que a ela emprestara.
Porque era um livro bem raro. E, hoje decerto é muito caro quando se trata de um livro que mostra coisas bem interessantes. E, aquele era apenas um empréstimo para que ela pudesse realizar seu trabalho.
Nisto, aí é que está aquela Franguinha se juntou com outras e invés de fazer seu trabalho, foi curtir a noite.
Passou o tempo, os meses de Outubro, Setembro e Novembro. Então eu tive a ideia de perguntar pelo livro que tinha emprestado. E, ela sem nenhuma graça deu alguma desculpa esfarrapada e disse ir procurar, e procura até hoje, e nenhum vestígio do livro ela acha.
Por isso ela cisca daqui e cisca de acolá, e pelo caminhar da carruagem nada consegue encontrar. E, eu por confiar perdi dentre tantos o meu bem mais precioso.