Quem é o Saci: entrevista com o Senhor Raimundo (possível vítima da criatura)

Repórter: Bom dia Sr. Raimundo. Obrigado por me aceitar em seu lindo sítio. Então o Sr. afirma ter sido vítima do Saci. Pode nos dar mais detalhes da criatura?

Sr. Raimundo: Dia. Pois é senhora, esse saci vive me enchendo os pacová. Não sei se é “demonho” se é só um guri encapetado, só sei que é um jovem negro. Vive “peladin”, só usa um gorro “vermeio”, e tem um cachimbo que vive fumando, parece uma chaminé. Ah!, e dizem que

esse gorro dele é mágico, parece que quem pega pode fazer “quarqué” pedido, mas quem é que segura aquele bicho?

Repórter: Mas dizem que é possível capturá-lo. O Sr. nunca tentou?

Sr. Raimundo: É verdade... quando ele chega com aquele redemoinho da peste, falam que tem que jogar uma peneira em “riba”. Mas nunca tenho uma peneira por perto na hora. Diacho! O saci é muito “ligêro”, é um pé-de-vento, isso porque ele tem só uma perna, imagina se tivesse duas? Se conseguir jogar a peneira na hora, dá pra prender ele abrindo uma frestinha erguendo a peneira e colocando a boca de uma garrafa e fechando com uma rolha bem rapidinho.

Repórter: E depois de capturá-lo, o que fazer?

Sr. Raimundo: Ora, mesmo sendo travesso esse Saci, dizem, que é um contador de história de mão cheia, dá pra “prosiá” um tanto com ele, mas ele fica preso por até uma noite só, por isso tem que aproveitar. É o que dá pra fazer.

Repórter: O que o Saci já fez com o Sr.?

Sr. Raimundo: Bom, comigo nada. Ele gosta de assustar meus animais, vive trançando o rabo do pobre do meu cavalo, que fica “doidin”. Tem gente que conta que o Saci gosta de enganar os viajantes na estrada, mas daí esse Saci é diferente, dizem que tem forma de passarinho, mas

esse eu nunca vi não.

Repórter: Interessante. O Sr. sabe como surgiu o Saci, de onde ele vem?

Sr Raimundo: Então... disseram que os índios que inventaram, mas ele existe viu? Eu já vi! Mas como eu dizia, os índios falavam que o saci era um indiozinho que sumia no ar, tinha cabelo “vermeio” e ficava enganando os viajantes... daí foram os escravos que disseram que o Saci

era negro e que fumava um cachimbo. Tem bastante história, o povo inventa bastante... lembrei de um causo que acho mais curioso, falam que ele nasce do gomo do bambu e quando morre vira um cogumelo venenoso... ah, e o Saci vive 77 anos certinho! Esse Saci é uma figura muito curiosa...

Repórter: Sr. Raimundo, agradeço a oportunidade de conversar com o senhor, vou levar sua história para as pessoas que se interessam pelo nosso folclor...!! QUE BARULHO É ESSE SR. RAIMUNDO?

(lá fora o cavalo relincha loucamente.

O Sr. Raimundo passa a mão embaixo do sofá que estava e retira uma peneira e uma garrafa. Se levanta e rapidamente vai até à porta).

Sr Raimundo: Olha, se for quem eu quero que seja, cê vai ter a oportunidade de entrevistar uma figura muito diferente e travessa, quer me ajudar na captura???

Ynor
Enviado por Ynor em 28/08/2019
Reeditado em 28/08/2019
Código do texto: T6731337
Classificação de conteúdo: seguro