O MACACO E O BEM-TE-VI

O macaco morava numa pequena floresta. Era livre, tranquilo e sem preocupações. Mas estava insatisfeito. Levantava ao amanhecer, pulava de galho em galho, descia para se alimentar e subia para se divertir.

E aquela vida monótona estava sendo quase insuportável de ser vivida.

Na mesma floresta morava um bem-te-vi. Porém, o bem-te-vi alçava longos voos. Conseguia perceber o mundo com mais clareza. Esse passeio diário que fazia levava o bem-te-vi a ter olhos no infinito. Proporcionava um novo espetáculo a cada dia.

Um dia, enquanto levava a sua vida monótona, o macaco resolveu observar o bem-te-vi. Viu que o bem-te-vi era feliz, vivia alçando voos rasantes sobre as flores e batendo as asas de forma impressionante.

Então, teve inveja. Um sentimento frio e calculado começou a corroer o seu interior.

Resolveu convidar o bem-te-vi para uma troca. Ele seria o bem-te-vi por um dia e o bem-te-vi um macaco por um dia.

- Claro, amigo macaco. Vamos experimentar um pouco da vida diferente - falou o bem-te-vi animado.

Realizaram a troca.

Porém, esqueceram de umas particularidades de cada espécie. Um sabia voar e se adaptava perfeitamente a vida na terra. O outro, sabia pular de galho em galho, porém faltava-lhe asas.

Diante do impasse, o bem-te-vi ponderadamente convidou o macaco a desistir.

- Prezado amigo - disse o bem-te-vi - vamos desistir. É muito difícil sermos aquilo que não somos de verdade - concluiu.

- Que isso - respondeu o macaco - eu posso ser o que eu quiser. E olha que vou começar agora - terminou e saiu pulando.

Subiu, de galho em galho, na árvore mais alta da floresta e se jogou de braços abertos pelos ares.

Ouviu-se apenas um estampido.

O bem-te-vi saiu voando e gritando pela floresta

- Bem que vi, bem que vi...

MORAL DA HISTÓRIA: A INVEJA É O PROBLEMA DA HUMANIDADE.

NEUZA DRUMOND
Enviado por NEUZA DRUMOND em 26/08/2019
Código do texto: T6729933
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.