Lição de uma sociedade de formigas

Durante um quase longo período, uma determinada sociedade de formigas enfrenta uma série de dificuldades para encontrar alimentos para seu sustento. Uma específica região em que elas se dividem para procurar comida constantemente, já não dispõe de nada. Com isso, uma delas vira-se e diz para as outras:

- Já não conseguimos mais nada nesse lugar, logo, não vou mais percorrer em busca de algo em vão. Agora só vou esperar que apareça espontaneamente.

E essa sempre estava a murmurar parada no mesmo lugar, pela escassez por que passava. Enquanto isso, uma outra formiga não age em conformidade e migra para outros lugares. Chegou até o primeiro, não encontrou nada. Chegou ao segundo, e também nada encontrou. Chegou ao terceiro, e por pouco, não conseguiu um pouco de açúcar. Até que chega ao quarto, e finalmente se depara com uma fartura. Após isso, ela sai e chama todas as outras formigas da sociedade para mostrar-lhes o que havia conseguido com sua persistência. Todas as outras maravilham-se, uma diz:

- Que exemplo você nos trouxe! Não desistiu, apesar da tamanha escassez. Agora faremos como você, quando vir a faltar algo.

E a formiga estática e murmuradora, sentiu-se envergonhada como nunca, recebera uma grande lição da sua colega de trabalho da sociedade.

Permanecer na zona de conforto e se colocar como vítima em momentos da vida por mais adversos que sejam nunca será uma boa escolha, pois o que importa não é pelo que você passa, e sim o que você resolve fazer de diferente para que as coisas se saiam melhor. Conformismo e pessimismo nada produzem. A zona de conforto é um lugar limitado ao que sempre é, mas o sucesso é um quarto de desafios.

Ane Cardoso
Enviado por Ane Cardoso em 19/08/2019
Código do texto: T6723639
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.