"CICLOS" ETERNOS

"CICLOS" ETERNOS

Jhayr "Migon" era de uma raça de trabalhadores incansáveis, mas êle gostava mesmo era de falar... tinha por ídolo um careca esquisito, o "Miguenéas" e vira outro "papagaio" -- esse todo vermelho -- virar presidente do seu povo. "Jajá" Migon não tirava o "terno" verde... as mocinhas do seu tempo diziam, entre risos, que até a cueca e as meias dele eram dessa cor.

Naquele instante enquanto seu povo trabalhava com afinco nas minas de cristal êle discursava, apelando para filosofias das quais pouco ouvira falar:

-- "Amigas e amigos, a Vida é um eterno ciclo e voltamos a êle diversas vezes. Trabalhem ligeiro, essas "minas" são instáveis, podem desmoronar ou alagar a qualquer instante... e partimos todos para o "Migatório", onde não canta galo nem galinha e o sofrimento será eterno" ! (Não era bem assim, pois todos reencarnavam, em novo ciclo.) Os capatazes não viam com bons olhos aquele "pregador" preguiçoso mas o deixavam desfiar sua "lenga-lenga", as amigas dele produziam mais com seu incentivo.

-- "Já sobrevivi a muitas intempéries e desastres, superei desgraças e facadas e aqui estou... mas, nunca se sabe" !

Santa palavras... uma avalanche terrível invadiu a "mina", toneladas de água levando de roldão tudo e todos. Ninguém sobreviveu... foram todos parar no "purgatório", espécie de "inferno" sem fogo, diabos nem torturas.

**** **** ****

Na cozinha da casa de classe média, o menino ouve a mãe gritando lá do quarto:

-- "Marcelo Augusto, não deixe louça suja na pia... lave tudo o que usar" !

-- "JÁ LAVEI, mãe... o copo de suco estava cheio de formigas" !

**** **** ****

Unidas pelo infortúnio as amigas do Jhayr não escaparam do seu discursinho barato:

-- "Coragem, meninas... trabalhar é o nosso Destino" !

De repente, chicote gigante estala bem ao lado dele. As "migas" correm espavoridas, "Migon" olha para trás e vê um monstro peludo, enorme rabo gigante e um focinho de 10 palmos. O "chicote" era a sua língua:

-- "Trabalha, verme... aqui não é lugar pra conversinhas, entendeu" ?!

"Jhayr Migon" jurou para si mesmo que, no próximo ciclo, voltaria senador ou deputado -- quem sabe, até presidente -- que trabalham pouco e recebem muito. Essa vida de "escravo" não era para êle ! Berrou, revoltado com sua situação:

-- "MIGOBRIL acima de todos... MIGUEUS acima de tudo" !

A frase resistiu a séculos e chegou aos nossos dias pela boca de um "formigão" folgado, tão verde quanto o citado nessa fábula ridícula !

"NATO" AZEVEDO (em 14/mar. 2019, 6 hs)