A FÁBULA DO PORCO-ESPINHO

Durante a era glacial muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim, agasalhavam-se e se protegiam mutuamente. Mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados, então precisavam fazer uma escolha: Ou desapareceriam da Terra, ou aceitavam os espinhos dos companheiros. Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam, assim, a conviver com as pequenas feridas que a relação com alguém muito próximo a nós pode causar, já que o mais importante é o calor do outro. E assim sobreviveram!...

Portanto, o melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas àquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e consegue admirar suas qualidades.

(Texto atribuído ao filósofo Arthur Schopenhauer).

Arthur Schopenhauer
Enviado por Fabinho Oliveira em 23/03/2017
Reeditado em 06/03/2023
Código do texto: T5949312
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.