Apatia

As vespas foram surpreendidas pelo ataque das formigas saúvas que, cansadas de presenciar tamanha injustiça da parte de tais insetos para com a s borboletas, as espreitava nos galhos de uma das roseiras daquele bosque. Essa ajuda foi crucial para que as borboletas conseguissem, por hora, afugentar seus predadores. Desde o fato, as duas espécies estreitaram relações, formigas e borboletas ajudavam-se, e até acasalavam-se, o que gerou um tipo híbrido, meio tanajuras, mas com asas maiores e multicoloridas.

A população de formigas saúvas, borboletas e híbridos vivia numa madressilva pra facilitar o trânsito entre terra e ar, nesse habitat, os seres híbridos destacavam-se por terem herdado as habilidades das outras duas espécies. Sendo assim, logo assumiram o controle da colônia, deu-se assim a divisão de gênero e classe, formigas saúvas viviam próximas à raiz, borboletas do caule e híbridos na copa.

Certo dia, as formigas queixaram-se dos híbridos, pois o inverno se aproximava e precisavam de ajuda para estocar alimentos. As borboletas tomaram as dores das formigas, que por sua vez recusaram o apoio: “Não opine em opressões que você não sofre” O fato serviu para distanciar ainda mais os três grupos, pois híbridos também cortaram relações com as borboletas por elas terem tomado partido das formigas saúvas. Naquele outono, as vespas voltaram a atacar e devoraram todos os híbridos, as borboletas se esconderam ao vê-las chegar, as formigas, nem quiseram saber, além de as vespas não serem suas predadoras, elas estavam ocupadas demais trabalhando.

Já era inverno quando as vespas voltaram dessa vez as vítimas foram as borboletas, as formigas saúvas que estavam entocadas, nem souberem do acontecido. Ao chegar a primavera, as formigas saíram de suas tocas e se depararam com asas por todo o chão, foram à copa da madressilva para saber o que acontecera, lá, depararam-se com as vespas que tinham se apossado do local. Antes que pudessem fugir foram atacadas, as vespas, que não as comia, apenas mataram-nas, ou seja, foi uma vingança por elas terem ajudado as borboletas no passado.

Moral da história: A falta de empatia leva todos ao fim...

Disse Martin Niemöller: Primeiro, os nazistas vieram buscar os comunistas, mas, como eu não era comunista, eu me calei. Depois, vieram buscar os judeus, mas, como eu não era judeu, eu não protestei. Então, vieram buscar os sindicalistas, mas, como eu não era sindicalista, eu me calei. Então, eles vieram buscar os católicos e, como eu era protestante, eu me calei. Então, quando vieram me buscar... Já não restava ninguém para protestar.