O SALALÉ E A FORMIGA
O Salalé e a formiga sempre foram vistos como animais batalhadores e muito admiráveis, querem saber o porquê? Ok amiguinhos e amiguinhas, vamos lá. O salalé e a formiga eram vizinhos,ou seja, ambos viviam em montes de terra só que o salalé achava-se melhor porque com as suas mãos e capacidades de se movimentar construiu um prédio enquanto a formiga vivia na parte de baixo. Eram na verdade grandes batalhadores, a cada dia procuram outros locais para procurar o que comer. Tudo ia bem, certo dia, a formiga falou com o salalé.
_ vizinho, tens reservas de comida na tua casa?
_ claro que não vizinha, vou comer ou ainda vou ficar aí a guardar comida? Retorquiu o salalé.
A formiga pôs a mão na boca exclamando disse:
_ hum! Aie vizinho? Eu não sabia que trazias apenas o que comer nesse dia e nada mais.
_ Vizinho, o que pode acontecer se por ventura lá onde temos tirado a comida se acabar?
_ ah! Vizinha, já nunca vai acabar! Confiante estava o salalé.
Meus amiguinhos, sabem? A comida não chegou a se acabar, mas vinha a suceder que chegava a época de chuva, uma forte inundação e arrastou para os rios toda a comida que estava nos locais por onde sempre tiravam.
No primeiro dia de fome, o salalé recorreu à casa da formiga porque a formiga em sua casa havia construído um celeiro, por onde colocava sempre parte daquilo que conseguia levar à casa. No primeiro dia a formiga cedeu-lhe a comida, e nem mais lhe fez recordar sobre o que lhe havia dito no passado pois, já estava com cara de pena.
No dia seguinte, a formiga notou a ausência do vizinho salalé, foi até à casa dele e encontrou-o morto, isto, porque já não havia do que comer, e também sabia que se não tivesse negado o conselho nada disso teria acontecido. Já não tinha mais coragem de ir pedir do que comer à formiga, adormeceu e já não mais acordou. A formiga, sepultou-o mesmo no seu prédio.
Criado por: El Dorado Tavares Mille. Faz parte de uma colecção de textos de Literatura Infantil criados pelo autor.