O gato e o leão
Em uma terra distante vivia um gato cercado de amigos, e cada amigo com seu jeito diferente de ser. O gato era muito esperto, curioso e não parava quieto num lugar. Seus amigos eram o leão, o cachorro, o macaco e a onça. O leão era forte e arrogante além de intrometido; o cachorro era mais humilde; o macaco era muito metido a engraçado; e por fim, a onça, o melhor amigo do gato. A onça tinha um jeito mais sério, mas muito companheiro, honesto e justo.
Todo fim de tarde e nos fins de semana eles se encontravam para conversar e brincar. Em um desses encontros, o cachorro disse:
- Pessoal, não sei o que vou fazer lá em casa, não tenho nada para comer.
A onça logo falou:
- Não se preocupe amigo, eu te empresto dinheiro e você me paga quando puder...
Então o cachorro foi feliz para casa. Os demais ficaram criticando a onça por ter emprestado o dinheiro. E cada um expressava suas qualidades.
Aquele território onde vivam, estava algum tempo sem liderança. Assim então pensaram em juntar a comunidade para expor a ideia, e assim fizeram. Marcaram eleição e o gato e o leão se candidataram à presidência.
Eram apenas esses dois candidatos. E no salão de eventos da cidade, eles debateram assuntos relevantes para o local. O leão procurou investigar toda a vida do gato e bolar lances falsos sobre a vida dele. O leão então começou a ofender e inventar mentiras sobre a vida do gato, acabando com a reputação deste. A população acabou acreditando no leão e o gato, que estava, tão confiante, perdeu a eleição. O senhor elefante apresentou o leão como presidente daquele território.
Passaram-se dois anos e a situação para aquela população não era das melhores. Perceberam que o leão estava extorquindo seus amigos, denegrindo a imagem local, enfim fazia pouca coisa, o que decepcionou a todos. Então reuniram-se os principais representantes deles e tiraram o leão do cargo.
O gato se candidatou de novo à presidência. Depois de seis meses de intensa campanha, o que muitos perceberam era o apoio do leão à eleição do gato. O seu adversário, o macaco, parecia não ser páreo para o gato, que estava mais rico do que na eleição anterior.
Era um dia chuvoso do mês de novembro. Passou –se a contagem dos votos. E desta vez, o gato obteve a vitória e todos os eleitores do macaco reclamavam que a eleição foi comprada, mas não houve jeito... Todos os amigos decentes do gato se afastaram dele. E o leão recebeu uma função no governo. O interesse pessoal do gato falou mais alto...
Moral da história: Diga com quem tu andas e eu direi quem tu és!