O Retorno do Anjo
...quando chegou sua hora derradeira e o fim do seu ciclo, o anjo de luz já sabia demais. Sua consciência, infinitamente abrangente, exitou em abrir mão de tudo o que havia conquistado com seu ego iluminado. Não parecia ser justo. Morrer e voltar à Essência era impensável, já que nas profundezas do incriado havia uma possibilidade infinita de ser pai e mãe de milhões de emanações. Então resolve pela emancipação, não voltar para não abrir mão de suas conquistas e desfazer-se do ego iluminado, cheio de ciência divina e de amor concedidos. O anjo de luz mergulha então nas profundezas do incriado e ali se estabelece como senhor, mas, não há outra fonte de vida senão o Ser. O rompimento com a luz desencadeia uma legião de sombras que se precipitam dentro da inconsciência, fugindo para fora de si mesmo e para dentro dos elementos. Ainda, por força da reparação e misericórdia do Ser, um grande estrondo geometrizou o cosmos e forjou a densidade dos mundos, até que o filho pródigo aprenda a multiplicar seus talentos e volte a trilhar seu caminho de volta e, pelo que parece, até inchar-se de tanta de ciência e filosofia, tentado pelo superego iluminado e, então, o homem sentir-se-á o senhor de si, desejando retardar o envelhecimento e a sua própria morte. Assim, estará novamente a um passo do mesmo tropeço, que a muito tempo nos tem feito girar e girar...