SOPA DE PEDRA
Foi um dia difícil e muito quente. Já era quase noite quando o mercador beduíno Adel parou para montar sua tenda e dormir. Adel estava desprecavido, com poucos mantimentos na bolsa. Então armou uma fogueira e pegou o pequeno caldeirão de fero, um pouco de água que restava, alguns cereais e uma pequena pedra. Pôs tudo para ferver e pensou: - O que vou comer! Um pouco mais tarde, outro mercador passou por ali e resolveu fazer companhia ao colega de profissão. - Boa noite irmão, o que você está cozinhando? -Ah! Estou fazendo uma tradicional sopa de pedra. - E é boa? - Sim é ótima, apenas me faltam alguns ingredientes. Você tem um pedaço de carne ai? sim tenho, pegue vamos adicionar a sopa. Assim, entrou a noite e mais um beduíno passou por ali e, junto aos outros, acampou. Boa noite irmãos, o que teremos para comer? - Teremos sopa de pedra, responde Adel. E isso é bom, pergunta o recém chegado. - Sim muito bom, responde Adel, mas nos faltam alguns ingredientes. Você tem alguma coisa? - Tenho duas cebolas e algumas ervas. Tome, coloque ai as cebolas, o cominho o sal. E assim, contando boas histórias, todos comeram e se deliciaram com a tradicional sopa de pedra de Adel, que de pedra não tinha nada e, cuja tradição, havia começado bem ali.