A fábula das aves canárias

Era uma vez duas aves canárias. Eram irmãs únicas de uma espécie rara e sonhavam ser cantoras do Rei, por isso disputavam sempre. Seriam gêmeas idênticas, a não ser por um detalhe.

Uma delas nascera com as asas pequenas e deformadas, mas cantava melhor. Porém a outra, apesar da voz pior, tinha a asa grande e emplumada. Dia após dias voava para o topo das árvores mais altas e fazia sua cantoria. Era orgulhosa de si, pois todos os outros pássaros ouviam e achavam-na boa e talentosa. Nunca ouviram a outra ave que cantava apenas para as raízes das árvores.

Certo dia um caçador vinha pelo bosque e ouviu a cantiga de ambas e resolveu levá-las para o Rei. Para que não fugisse, resolveu cortar as asas da ave que as tinha grandes. Colocou ambas em uma gaiola e mostrou-as para o Rei.

Ele pediu para ambas cantarem. A de asa defeituosa tinha a voz mais bela dentre todos os canários existentes, e ficou no salão real, ao lado do trono, para todos a verem e ouvi-la. A de asa cortada tinha a voz horrível e virou comida para os cães de caça da corte.

Moral da História: Vantagem é passageira, o talento é duradouro.

Victor Yomika
Enviado por Victor Yomika em 28/04/2015
Reeditado em 28/04/2015
Código do texto: T5223918
Classificação de conteúdo: seguro