O PRIMEIRO VOO

“ Era uma vez um bebê passarinho que tinha as penas de vários tons de amarelo. Suas penas eram tão amarelas e tão brilhantes que sua mãe a chamou de Raio de Sol de Verão.

Raio de Sol morava no mais alto da mais alta árvore da floresta. Ela crescia tão esperta e cheia de carinho que ficava lá de cima da árvore observando os outros passarinhos voarem. E ela imaginava: ‘Será que um dia eu também vou conseguir voar assim?’.

Um belo dia a mãe de Raio de Sol acordou-a bem cedinho:

-Acorda filhinha! Hoje é um grande dia: você vai aprender a voar!

- Mas mamãe, eu tenho muito medo!! – disse Raio de Sol assustada e com o coração cheio de vontade de sair por aí e conhecer o mundo do mais alto do céu.

- Tudo bem querida, eu vou estar perto de você – disse sua mãe cheia de cuidado.

- Mas mamãe, se eu não conseguir? Vão rir de mim...

- Ora ora Raio de Sol! Esses passarinhos têm é medo que você consiga voar muito melhor que eles!

- Você acha mesmo mamãe?! Acha mesmo que eu conseguiria?

- Eu tenho certeza!

E nesse mesmo dia Raio de Sol, pela primeira vez, deu um passo no galho fora do seu ninho. Ela estava amedrontada, mas a sua mãe estava bem ali do seu lado e ela não poderia se sentir mais encorajada. Então, quando estava bem pertinho de pular...

- Eu não consigo mamãe! Eu não consigo...– disse Raio de Sol de Verão querendo desistir.

_ Vai Raio de Sol, vai! Vai! Eu te amo! Você consegue!

E Raio de Sol, tremendo de medo, fechou os olhos e pulou! Foi caindo... caindo...

- Bate as asas Raio de Sol! As asas!!

E Raio de Sol começou a bater as asas desesperadamente! E começou a subir e voar e sorrir e voar e sorrir de novo!

- Eu estou voando mamãe! Eu estou voando! Olha só eu estou voando!!!

E até hoje, Raio de Sol de Verão é o passarinho de asas amarelas que mora no mais alto da mais alta árvore da floresta e ninguém, ninguém na face da terra sabe voar melhor do que ela!” Fim.

*************************

Essa fábula foi escrita para minha aluna Shaiane, que no recital de poesia da escola, teve tanto medo, mas tanto medo que chorou na apresentação. Mas, enxugou as lágrimas e teve coragem de "pular e aprender a voar".