O preguiçoso

Ló era um homem muito preguiçoso, a mulher vivia mandando ele trabalhar,tinha três filhos e eles viviam numa miséria só!

Para não ver os filhos passar fome a mulher trabalhava de empregada na casa do padeiro e fazia pães para sua padaria. O padeiro era um homem mesquinho e não dava nada das sobras para a mulher que via muitas vezes esse jogar bacias de pães para os porcos!

Um dia ela teve uma ideia levaria massas de pães embaixo das unhas que era bem compridas e daria para fazer um mingauzinho para os filhinhos.

Assim por muitos dias ela conseguiu fazer isto até que um dia o padeiro desconfiou pois não via a mulher lavar as mãos como de costume, mandou chamar-la e a despediu sem explicar-lhe nada.

Quando chegou em casa, triste e desesperada e ao abrir a porta vendo o marido preguiçoso dormindo ficou furiosa:

"Seu imprestável suma da minha frente, meus filhos passando fome e você ai dormindo"?

"Mais minha querida não faça isso com seu maridinho!

"Seu desgraçado suma agora"!

O preguiçoso Ló saiu com apenas dois sacos pelo mundo a fora numa tristeza só!

Andou a tarde inteira até adentrar numa mata, estava andando sem rumo....

Quando percebeu já estava anoitecendo e precisava de um lugar para passar a noite. Olhou a sua volta e viu uma enorme pedra e pensou:

"Ali ficarei seguro".Subiu e ficou ali quietinho sem se mexer.

No meio da noite pode avistar umas luzinha e começou a tremer de medo, seria o fogo corredor!?

E de repente começou ouvir vozes e então percebeu que era pessoas, ficou quietinho pois não podiam perceber que ele estava ali e quem poderia de ser?

Levou um grande susto quando ouviu um dizer:

"Abre-te cessamo"!

Ouve um estrondo e ele pode ver que eram homens trazendo sacos e entraram naquela pedra.

Ficaram a noite toda e era de madrugada quando foram embora.

Ló desceu depois de algumas horas e repetiu as mesma palavras que ouviu e pedra se abriu!

Para o seu espanto pode ver muito dinheiro, jóias e muitas peças de ouro puro!

Então mais que depressa pegou um saco e pós alguns pacotinhos de dinheiro e um copo de ouro e alguma jóias para a mulher e saiu bem depressa daquele lugar.

Chegou em casa já era noite e começou a chamar a mulher:

"Ó mulé venha cá na janela,oiá o qui trouxe pra tu"!

"Vá sim bora seu preguiçoso, nem quero ver tua cara"!

"Mais oia mulé só um poquinho"!

Então ela resolve dar uma olhadinha e fica toda feliz quando ver o copo de ouro na mão do marido!

"Mais ome onde tu achasse essa coisa"?

"Abre a porta qui eu ti conto".

Então contou a historia pra a esposa e pediu segredo.

No outro dia foram a cidade fazer compras, comprar roupas para eles e para a casa.

Organizou toda a casa, cuidou da saúde deles e dos filhos, comprou um cavalo e charrete e guardou o restante do dinheiro.

Passou alguns meses e um dia eu compadre passando por ali pode ver as crianças todas bonitinhas brincando a volta da casa.

"Olha só como vocês estão bonitos, gordos, seu pai ficou rico"!

Esse compadre era um invejoso e nem se importava com a família do Ló e aquele dia foi entrando na casa dele só para bisbilhotar.

O compadre entrou sem pedir licença e quando viu o copo de ouro foi logo pedindo água:

"eu quero água naquele copo"!

Ele ficou ali até o Ló chegar e não deu paz enquanto o Ló não contou-lhe a historia de onde veio sua sorte.

Como a inveja era grande quis saber onde era a tal pedra pois queria dinheiro também.

O Ló prometeu de leva-lo até o lugar mais não ficaria com ele.

Assim foi feito Ló deixou o compadre no tal lugar e voltou pra casa.

O invejoso não via a a hora.Ao anoitecer vieram os homens e ele não observou quantos tinha pois estava ansioso, quando esses foram embora já no amanhecer ele desceu depressa e ordenou que a pedra se abrisse; só que esqueceu da frase.

"Abre-te porta"! Nada.

"Abre-te pedra"!E nada.

"Abre-te anus de preá"! Nada.

Até que lembrou-se.

" Abre-te sésamo!"A pedra se abriu e ele foi logo pegando dinheiro e mais dinheiro.....Quando estava saindo dois crioulo pegou-lhe nos coralins!

"Ah! Eis tu que vens roubar nosso dinheiro né"?

Rapidamente o compadre invejoso fala:

"Não, não sou...e e e eu não,me solte que lhe conto quem veio aqui e me indicou o lugar!

E contou tudo para eles que planejaram pegar o coitado do Ló que só teve uma oportunidade de melhorar a família!

No outro dia ao entardecer apareceram na residencia do Ló uns viajantes que levavam mel para a cidade vizinha e pediam pouso pois já estava quase noite; Ló os recebeu-os.

Esses eram os homens que guardavam o dinheiro na pedra e vieram em bandos dentro dos baris,{supostamente de mel} quando chegasse antes do amanhecer iam matar a todos.

Ló tinha uma empregada que estava gravida e quando ouviu que tinha mel nos baris essa planejara de pegar um pouquinho e de ponta de pés foi em busca do desejo!

Quando ia abri um ouviu uma voz de dentro dizer:

"Não é hora não"!

Assim todos que ela bateu disse a mesma coisa, então desconfiada foi até o patrão contar.

Ló logo lembrou do compadre invejoso e rapidamente saiu de fininho pegou o cavalo sem que eles percebesse e foi até a cidade buscar os policiais.

Ló contou toda a historia desde o dia em que ele achou a tal pedra e os policias logo descobriram que era os ladroes de banco que eles andavam procurando e propôs uma emboscada.

Cercaram a casa do Ló e umas horas antes do amanhecer os policiais invadirm a casa e pegaram os ladroes.

Ló pode viver tranquilo com sua família, tirou a preguiça do lombo e tornou-se um senhor de muitas terras.

minha mãe me contava
Enviado por Maria Selma de Oliveira em 26/01/2015
Reeditado em 30/01/2015
Código do texto: T5115050
Classificação de conteúdo: seguro