Grande Observador

Por um dia o neto de João decidiu acompanhá-lo e buscar o bom sentido da comunidade em que vivia. O avô era conhecido como o Grande Observador, pois conhecia todos que moravam ou que visitavam as casas da comunidade. Sem enrolar muito, preciso dizer que o neto dele ficava curioso ao ver seu avô sempre na calçada e talvez cuidando da vida dos outros, porém, não levava para dentro de casa comentários ou histórias, até porque ele conhecia todos, mas ao ponto de reconhecer o esforço dos trabalhadores que passavam por lá ou mães que cuidavam de seus filhos, entre outros casos também.

Cardoso, neto do Observador, com seus trinta e tantos anos, pegou duas cadeiras e as colocou na calçada, uma para si e outra para o seu avô. Mas fora surpreendido com a preferência de seu avô ao sentar na calçada e observar um homem de terno correndo para pegar o ônibus. Cardoso aproveitou o momento e perguntou ao seu avô:

-Vô, por que prefere sentar no chão do que em uma cadeira?

- Gosto de acompanhar os passos da gente que passa aqui: correndo, andando ou desfilando!

-Mas e o conforto? O senhor deveria estar em casa sentado no sofá assistindo a programação da tarde!

-Meu neto, a vida da gente passa rápido, se for para conhecer ou observar alguém, que seja pessoas com histórias reais e não personagens de filmes ou novelas. Conheço todos daqui. E já estou cansado de assistir a programação da tarde com seu inédito mentiroso!

Cardoso passou a mão na cabeça e fez sua última pergunta ao seu avô, antes que fosse embora:

-Qual o real sentido de ser um Grande Observador e ainda morar aqui?

-Já vivo a cinquenta anos aqui, vi moço crescer bom e depois morrer por um desvio! Já vi princesa encontrar um príncipe e esquecer de suas raízes, vi gente morrer de amor e de saudade. E além das grandes personalidades que eu conheço, ainda tenho uma ótima paisagem para apreciar: o pé de manga da Dona Esmeralda, e que mulher esforçada! Eu observo todos, ao ponto de quem sabe um dia ser cada um e não escrever um livro; mas escrever aprendizados do que fazer ou não fazer! Sabe conselhos para netos ou para quem os quiser e me ouvir!

O neto de João deu-lhe um abraço e foi para o ponto de ônibus. Por mais curta que fora o diálogo com seu avô, entendeu que um grande observador, é um sábio que aprende com todos que passam por seus olhos!