A SORTE DO SENHOR ZEZINHO

Senhor Zezinho é um personagem do palco da vida, no teatro das boas intenções.

Sempre ensaiou a peça da existência conforme as regras clássicas da boa convivência, pessoal e social.

É homem bom, honesto, de valores sólidos e inalienáveis.

Viúvo de filhos criados, avô e trabalhador incansável, seu dia ainda começava bem cedo, logo à abertura das cortinas da madrugada quando, depois de doze horas de labuta ininterrupta, voltava para casa cansado e agradecido pela gerência do seu lar, cuja incumbência dava à senhora Expertise, sua mais nova e exímia governanta recentemente admitida, depois de várias tentativas infrutíferas de terceirização da gerência do seu lar.

-Encantada senhor!-se apresentou dona Expertise, acima de quaisquer considerações.

Senhor Zezinho estava encantado, principalmente porque tudo que era feito ali na casa, era trabalho duro e impagável, mas que não lhe pertencia, naquela sua condição de homem à moda de dantes, a das antigas gerações.

Senhor Zezinho aprendera a ser provedor, nada mais.

Há muito que procurava alguém eficiente às tarefas do seu lar, coisa que nos últimos tempos se fazia quase como que um milagre ao se encontrar alguém que soubesse fazer as tarefas como sua esposa fazia, visto que a atual situação do seu entorno já não estimulava trabalhos árduos e competentes ao lar.

Contava-nos o senhor Zezinho que nos últimos tempos contara com pessoas ótimas, confiáveis, de boa lida, mas aos poucos percebia que sua casa se encontrava cada vez mais abandonada.

Agora, dona Expertise lhe acendia os ânimos profissionais e amorosos de até se casar novamente, visto que senhor Zezinho é daquelas gerações de homens que também admiram boas esposas prendadas e nelas se apaixonam pela sua excelência em status " experts donas de casa".

Estava o senhor Zezinho, portanto, perdiamente apaixonado pela dona Expertise, exímia profissional e bela mulher .

Mas...

A alegria do senhor Zezinho durou pouco.

Certo dia, quando chegou em casa, percebeu que muito sorrateiramente, entre belas palavras e feitos prestimosos, havia sido furtado no que lhe havia de mais valioso: dona Expertise, sempre tão solicita em lhe ajudar, encontrara a chave do cofre, e em poucos minutos, delapidara seu patrimonio de trabalho de uma vida toda.

Senhor Zezinho perdeu o coração e a consciência.

No dia seguinte à triste decepção, a despeito de toda a aparente dedicação e boa atuação da dona Expertise, senhor Zezinho foi obrigado a dispensá-la dos serviços, sem questionamentos desgastantes, sob o pretexto de que não podia mais lhe pagar pelo trabalho tão dedicado.

Ali, senhor Zezinho aprendia, com propriedade e depois de tanta experiência de vida, uma triste lição:

Nenhum abstrato sucesso gerencial da nossa casa substitui os danos concretos do furto da consciência e da delapidação dos tesouros duma vida inteira.

Ficou deprimido, chorou, se tratou e se curou.

Foi quando, então, saiu em busca duma nova esperança...de reconstrução dos sonhos furtados.