O Mestre dos Mestres
Conta-se que em uma cidadezinha da Bahia, apareceu um mágico que jurava que fazia qualquer tipo de mágica, e como é comum em qualquer cidade do interior a notícia se espalhou e a população ficou alvoroçada. O mágico seguia fazendo aparecer e desaparecer coisas, se achando o todo poderoso andava pelas ruas se exibindo, quando viu uma placa que chamou sua atenção estava escrito “José Ferreiro, O mestre dos mestres”, vendo aquilo o mágico ficou irado como? O mestre dos mestres sou eu, e foi lá tomar satisfação:
- Bom dia amigo! Como assim você é o mestre dos mestres?
- Sim, sou sim você precisar ver o que faço com os ferros, já fiz de tudo, móveis, bonecos, esculturas, enfim, sou um mestre.
- Certo, isso vamos ver agora, chamou uma idosa que ia passando e perguntou:
- A senhora quer voltar a ser jovem e bonita?
- A idosa sem entender nada, respondeu:
-Claro que sim!
O mágico bem rápido puxou a idosa pelo braço, e a empurrou dentro do forno e fechou.
O ferreiro desesperado gritou: Não! Você matou a pobre mulher
Passados alguns minutos o mágico abriu o forno e tirou a idosa em forma de carvão, levou para cima do balcão pegou um martelo e passou a bater com muita força, eis que a senhora se transformou em uma linda jovem, muito admirado o ferreiro não parava de rasgar elogios ao mágico que todo orgulhoso voltou a desfilar na cidade a sua soberba.
O ferreiro pensou, se ele que nunca trabalhou com ferro faz isso imagina eu, foi até a casa da sua mãe e convidou para fazer com ela a mesma coisa que o mágico fez com a idosa.
Ela prontamente aceitou, e ele a colocou no forno, quando passou o tempo, tirou um corpo todo carbonizado e sem vida. Desesperado ele saiu às ruas a procura do mágico, e quando o encontrou contou o ocorrido e ele muito arrogante falou:
- Ora, você não é o mestre dos mestres?
O ferreiro em lágrimas implorou que ele fosse reverter à situação.
O mágico pegou o que restou da mãe do ferreiro e passou a dar martelada, cada vez mais fortes, e os pedaços foram se juntando até uma macaca enorme pular e agarrar e beijar o ferreiro. Que gritou: O que aconteceu? O mágico muito debochado respondeu: Mestre você deixou muito tempo sua mãe no forno.