DAQUELAS HISTÓRIAS DE SALA DE AULA

Há alguns anos eu trabalhava em uma escola da periferia da minha cidade e dava aulas para alunos de oitavas séries. Naquela ocasião propus que produzissem em uma versão moderna histórias já contadas, tais como: Chapeuzinho Vermelho, Os três porquinhos entre outras. A maioria reclamou, mas aceitou o desafio. Estava difícil sair alguma coisa, e eu já estava ficando impaciente. Percebi então que no grupo de alunos havia um que ainda não tinha me mostrado o seu texto. Pedi-lhe que o apresentasse, porém ele negou, alegando que não estava bom e eu não iria gostar nem um pouco. Depois de muita insistência e com a promessa de que não iria puni-lo ele o entregou.

Ele abaixou a cabeça no momento em que eu comecei a ler. Foi uma surpresa maravilhosa. Fiquei impressionado com sua criatividade. A história por ele relatada era a dos Três porquinhos que começava mais ou menos assim:

Era uma vez num lugar bem distante onde moravam os três porquinhos. Num certo dia um dos porquinhos se aproximou de uma ovelhinha que chorava desesperadamente, e logo quis saber do que se tratava:

- Por que está chorando assim colega?

Ela então respondeu:

- Você não sabe da última?

- E qual é a última que te deixou neste estado?

- É que o lobo Exageraldo está à solta nos atormentando com perguntas sobre orações coordenadas e subordinadas, e não aguentamos mais.

Nesse momento interrompi a leitura, e quase soltei uma enorme gargalhada. Continuando a história.

O porquinho apavorado lhe disse:

- Vou correndo contar aos meus irmãos para que se protejam.

Passado algum tempo o lobo Exageraldo se aproximou da casa do primeiro porquinho, e gritou:

- Saia já daí e me responda às perguntas que vou fazer, senão derrubo sua casa.

O porquinho apavorado gritou:

- Não saio, não saio! Eu não sei te responder.

O lobo então soprou, soprou até que a casa foi ao chão. O porquinho correu desesperadamente para a casa de seu irmão e ficou por lá. Não demorou muito para que Exageraldo aparecesse e gritasse:

- Saiam já daí, e me respondam as questões de gramática, senão derrubo esta casa.

Eles responderam:

- Não vamos sair, não sabemos as respostas.

Não precisa nem dizer que a casa deles também caiu. Desesperados correram para a casa do outro irmão. Este era estudioso, fazia todas as atividades escolares. Gostava dos livros, era um aluno nota dez. Acolheu os irmãos e os colocou para estudar. O medo os fez estudar como loucos.

Exageraldo cheio de razão chegou até a última casa, e como sempre gritou:

-Saiam daí e me respondam as perguntas gramaticais, senão eu derrubo esta casa.

- Eles gritaram:

- Manda ver, estamos preparados para você. Não temos mais medo de suas provas e questionários.

Saíram e responderam tudo. O lobo ficou meio sem-graça, pois achava que ninguém seria capaz de aprender gramática, essa matéria torturante. Foi embora e nunca mais atormentou as pobres criaturas.

Vocês não imaginam a minha felicidade, ler algo tão criativo. É claro que o texto teve nota máxima. Entretanto o medo do aluno era de que eu ficasse bravo com o nome dado ao lobo, Exageraldo. Pelo contrário, fiquei lisonjeado. Sou o professor Zé Geraldo, de Língua Portuguesa. Entenderam o porquê do nome?

Às vezes muitos alunos não mostram seus talentos e qualidades artísticas, com medo de serem reprimidos ou ridicularizados. E também percebi o horror que os alunos sentiam em relação às aulas maçantes de análise sintática, por isso, daí em diante mudei os meus métodos. Foi mais uma lição que aprendi na minha vivência em sala de aula. Há muitas pérolas que precisam ser polidas até que se tornem joias raras. Todos são capazes, é só acreditar.

Autor: Geramaia

Geramaia
Enviado por Geramaia em 08/09/2014
Código do texto: T4954454
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.