CADA MACACO NO SEU GALHO
Quatro macacos pulavam entre os galhos das árvores da floresta. De repente, ouviram um rugido alto, era um leão esfomeado que estava abaixo pretendo agarrar um dos macacos. Todos os macacos se aquetaram, menos o malandro, que era o mais brincalhão e presepeiro, nem deu bola para o leão! Continuou pulando de um galho para o outro. Os amigos diziam:
-Tenha cuidado, ele pode te pegar!
Uma hora o leão se cansou e foi embora e os macacos continuaram ali. Então surgiu um leão maior e mais faminto, podia comer dois dos macacos, rapidamente eles pararam, só não o mais malandro, que não se intimidou e não parou de pular, os amigos falavam para ele:
-Cuidado, ele pode te pegar!
E horas depois o leão também acabou desistindo. Outrora surgiu outro leão, este duas vezes maior que os anteriores e sua fome era tanta que seria capaz de comer três macacos. Outra vez os macacos se comportaram, menos o malandro, que não se importou e continuou brincando. E os amigos o aconselhavam:
-Cuidado, ele pode te pegar!
Este leão também perdeu a paciência e foi-se embora. Veio um outro leão muito, mais muito faminto! Era capaz de comer os quatro leões de uma só vez! Os macacos quietos, mas o malandro ainda continuou pulando de um lado para o outro, não sentiu medo e os amigos diziam sempre:
-Cuidado, ele pode te pegar!
O leão era paciente e não saiu dali, para a decepção do macaco, que já estava cansado de tanto pular! Então, vendo o macaco descansar em seu galho, o leão teve a genuína ideia de balançar sua árvore, e o macaco malandro gritava para o amigo no outro galho:
-Ei amigo, dei-me um pouco de espaço aí!
E o macaco lá do outro galho respondeu:
-Sinto muito amigo, mas aqui não há mais espaço.
O macaco já estava a ponto de cair, e gritou para o outro amigo:
Ei amigo, tem espaço para mais um aí?
E de lá o outro respondeu:
-Me desculpe, mas aqui não tem espaço para você!
O macaco entrou em desespero quando viu que o leão já estava alcançando sua calda e então gritou para o último amigo:
-Ei amigo, pode me arranjar um lugar aí com você?
E este outro macaco, sentindo muita pena, respondeu com um sorriso humilde:
-Mas é claro!
Então o macaco deu um salto para o lado do outro e assim que pós-se em cima do galho ele se quebrou e os dois caíram direto para dentro da boca do leão, que saiu satisfeito.
Moral da história: As vezes é preciso ouvir os amigos, pois nem sempre estamos corretos com nossas atitudes e quanto mais ignorarmos seus conselhos, cedo ou tarde precisaremos de sua ajuda e eles nos ignorarão. Pode ser que um deles nos ajude, mas acabe pagando também pelas nossas consequências.