O HOMEM QUE CARREGAVA PEDRAS

Há uns dez anos conheci uma pessoa singular.

Numa pequena cidade havia um senhor que por aonde ia sempre carregava um grande saco nas costas, por algum tempo observei ele indo e vindo com seu semblante sofrido, numa oportunidade puxei conversa. Para minha surpresa aquele saco continha inúmeras pedras que coletou durante sua jornada, porém o que mais me impressionou foi a história que me contou:

Segundo ele, há anos coletava e transportava aquelas pedras, ali estava a base para a construção de seu futuro, quando precisasse construir um abrigo, ali estava o alicerce de sua casa, se precisasse cruzar um abismo, já possuía material para construir uma ponte.

Muito tempo se passou, uma história deu lugar a outra e aquela foi esquecida, mas como sempre voltamos ao início, me reencontrei com aquele homem.

A situação era a mesma, o saco, as pedras e o homem indo e vindo. Como não me lembrava bem da história perguntei novamente. Com o semblante mais triste e cansado a história não mudará: Ali estava a base para a construção de seu futuro.

Terrivelmente achei graça.

Quantas pessoas encontramos em nosso caminho carregando pedras sem nada construir, ou pior, quantas passam por nós sendo como o fardo que o pobre homem carrega, sem consciência de seu peso e em nada contribuindo para a construção do futuro daquele que submisso o leva de um lado a outro.

Gilson Raimundo
Enviado por Gilson Raimundo em 27/07/2014
Reeditado em 18/07/2022
Código do texto: T4898414
Classificação de conteúdo: seguro