Sorrisos

O príncipe nem se debatia mais, preso por aquelas fortes correntes que machucavam seus pulsos... Ele parecia ter se conformado ficava a observar os fios de sangue escorriam nos punhos machucados manchando sua camisa de seda branca. Descalço e encostado na parede fria da masmorra ele tossia. Sentia frio, fome, sede e mal dormia.

A feiticeira era realmente cruel com aqueles que discordavam dela. Rejeitar seu amor foi o pior crime do príncipe. Ela não era feia, na verdade, extremamente bela. Também era sábia, decidida e cheia de outras qualidades que faziam ela não saber o porquê desse amor ser rejeitado.

Ela tentou de todas as formas mas nada fazia o príncipe a amar. Nem mesmo a mais forte das poções de amor fizera efeito. Então o amor virou um ódio mortal, um desejo de vingança e armando um terrível plano capturou o seu ex amado, agora inimigo. Vê-lo sofrer era seu maior prazer.

Não se sabe ao certo quantos anos o príncipe ficou preso lá... Sabe-se apenas que em um dia houve um terrível terremoto que fez parte do castelo da feiticeira ruir. A masmorra se abriu e as correntes partiram e ao mesmo tempo abriu-se um sorriso no coração do príncipe e sem pensar duas vezes ele correu em direção à liberdade. Muitos anos se passaram e o príncipe se tornou rei. Se casou por amor e nunca mais se ouvir falar da feiticeira.

Mas um dia em uma visita a um país distante o antigo príncipe viu uma mendiga, toda torta e deformada. Ele correu até ela sorrindo. A mendiga sem entender aquele sorriso tentou fugir se arrastando pelo chão. Mas ele não deixou que ela se fosse, ordenou aos seus servos que ajudassem a mendiga deformada.

Eles regressam ao reino junto com a mendiga, que agora estava bem vestida e perfumada, mas ainda apresentava um aspecto repugnante. E durante a viagem toda a mendiga foi muito bem tratada. Quando chegaram ao castelo o rei a recebeu em seus aposentos e sozinhos eles começaram a falar. A mendiga então perguntou:

- Você sabe quem eu sou?

- Sim. Você é a cruel feiticeira que me castigou por não amá-la.

Ela abaixou a cabeça e tremendo de medo perguntou novamente:

- Agora você fará sua vingança contra mim?

O rei sorriu e disse:

- Não!

A mulher sem entender arregalou os olhos e ele sorrindo continuou a falar.

- É melhor esquecer e sorrir do que recordar e entristecer.

A feiticeira chorou... E chorou, se arrastou aos pés do rei e pediu perdão. Ele simplesmente a levantou e sorriu... Ele não queria mesmo lembrar do passado e seu sorriso mostrava que tudo aquilo foi esquecido... E depois de muitos anos aquela feiticeira também sorriu.