ESTRATÉGIA
Na sala:
Berenice vivia reclamando para o marido que a máquina de lavar roupas era velha, barulhenta e ocupava muito espaço. Ninguém costuma mostrar a área de serviço para as visitas, mas era uma questão de necessidade ter uma lavadora eficiente, silenciosa e com design moderno. Seu marido era tranquilo, mas ela falou tanto que ele não teve saída. Sem avisar nada foi na loja pesquisar o produto. Havia sacado o dinheiro da poupança, comprou a máquina à vista. Queria fazer uma surpresa para a mulher. Ficaria livre da falação...
A alegria durou pouco. Dez dias após a instalação a lavadora apresentou defeito. Quando era ligada fazia um barulho enorme e inundava o local onde estava instalada. O marido reclamou na loja querendo trocar o produto. Falou com o vendedor e depois com o gerente e recebeu o "não" como resposta. O prazo de sete dias havia expirado. Na garantia, a saída foi acionar a Assistência Técnica para o conserto. A visita foi agendada.
O técnico identificou o problema. A placa de potência estava corrompida. Não seria possível consertá-la porque a fábrica estava em processo de falência e os pedidos de reposição de peças eram complicados. O modelo que ele escolheu parou de ser fabricado. Consultas nos Serviços Autorizados da região foram feitas, mas nenhum tinha a peça. Ele ficou indignado com o que ouviu do funcionário. Voltou à loja, eles explicaram que a lavadora estava fora do prazo de validade da troca e devolução do dinheiro. Nada poderia ser feito. Rosenildo pensou numa saída.
_O que você acha da ideia... só preciso contar com a sua ajuda. -Disse Rosenildo ao amigo.
_Pode contar comigo. Depois que você estiver falando com o vendedor eu vou me aproximar como se tivesse vendo algum produto, em seguida saio de perto. Você vai fazer de conta que nunca me viu.- Disse o amigo.- Tudo foi muito bem planejado.
Rosenildo estava conversando com o vendedor demonstrando nervosismo. Um cliente dentro de um terno impecável apareceu perto dos dois homens como se tivesse interessado num eletrodoméstico. O vendedor estava ficando impaciente para atender o cliente bem trajado. De repente, o cliente de terno se afastou e foi falar com o gerente.
_Boa tarde, o senhor é o gerente da loja?
_Boa tarde, sim, em que posso ajudá-lo?
_Olha, só vim dar um alerta, claro...se o senhor estiver interessado...
_Sim, pois não, mas não entendi, o senhor disse... alerta...
_Olha, eu estava perto daquele vendedor e o cliente, ouvi a conversa, eles discutiam sobre a troca de uma lavadora...
_Ah claro, já sei até do que se trata, aquele senhor já esteve aqui outras vezes, ele quer a devolução do dinheiro ou a troca do produto. Uma coisa impossível de fazer, passou do prazo.
_O senhor sabe quem ele é?
_Nem faço ideia, desculpe, também não estou interessado...
_Vou te dizer, eu trabalho no Fórum, conheço aquele homem, ele é o vulgo "Carcaça", sua pena foi convertida recentemente. É um dos chefões do PCC. Ficha criminal extensa: roubo à bancos, latrocínio, homicídios, sequestros, entre outros, aquela cara de bundão que ele tem é só teatro..." se faz de morto pra comer o coveiro"...o senhor nem sabe do que ele é capaz. Se eu fosse o senhor...
_Não me diga...Ma...mas...nos nossa, nem pa parece.
_Só sei que ele ta no regime aberto, mas se o senhor tem família...sei lá...ta correndo sério risco.
_ Mu...muito obri...gagado, vou já resolver esse problema agora.
_Depois dos embargos infringentes não duvido de mais nada. -Disse o gerente depois que o homem de terno saiu da sua sala...
_Depois dos embargos infringentes não duvido de mais nada. -Disse o gerente depois que o homem de terno saiu da sua sala...
O gerente aproximou-se e perguntou ao vendedor:
_ O que ta acontecendo aqui José?
_ É aquele caso que o senhor sabe...-disse o vendedor com cara de puxa-saco acreditando que ia ser apoiado pelo gerente sobre o caso.
_José, você nunca aprendeu que o cliente sempre tem razão?Você quer perder o emprego, é assim que você trata nosso cliente preferencial?Quero você na minha sala depois... Senhor, por favor, me acompanhe, vou resolver isso agora.
Na sala:
_Aceita uma água, um café...se quiser mando bu buscar um lanche...Olha, senhor Rosenildo, em nome da loja peço desculpas.
_Odeio, odeio ser tratado pelo meu nome...me chame de "Carcaça".
_Sim claro senhor "Carcaça", fique tranquilo, pode escolher a lavadora de roupas que lhe agradar, mesmo que seja a mais cara da loja, tem problema nenhum, não vai precisar pagar a diferença, além do mais vai levar um microondas como brinde. A entrega será imediata, providenciarei a remessa no momento da sua escolha. O técnico da loja fará a instalação hoje mesmo.
Rosenildo resolveu seu problema.
Rosenildo foi desonesto ou pagou com a mesma moeda pela propaganda enganosa?
No palco da vida, muitas vezes precisamos improvisar e mudar o script.
Rosenildo foi desonesto ou pagou com a mesma moeda pela propaganda enganosa?
No palco da vida, muitas vezes precisamos improvisar e mudar o script.