O RATO E O CARACOL 

          Um rato saiu de manhã para trabalhar e no caminho, cruzou com um caracol.
         
         Muitas horas depois, após um dia exaustivo, em que teve que batalhar arduamente, para caçar sua comida e escapar de seus predadores, o rato retornou exausto. E notou que o caracol ainda não havia se movido, mais do que três metros.
         
O rato parou e comentou que se sentia compadecido, pelo fato de o caracol ter uma vida tão monótona, tão sem emoções... enquanto ele, rato, conseguira viver, em apenas um dia, aventuras que o caracol não viveria, em toda a sua existência.
        
"Emérito rato", -  disse o caracol, "como tenho bastante tempo, para observar e refletir, permita-me oferecer-lhe alguns dados comparativos entre nossas espécies, que talvez possam ajudá-lo a rever o seu ponto de vista: - Caracóis têm casa própria e ratos são escorraçados de todos os lugares, aonde chegam. Caracóis vivem em jardins e ratos, em esgotos. O alimento dos caracóis está sempre ao alcance, enquanto ratos precisa caminhar horas e horas para encontrar comida. Por isso, caracóis podem passar o dia apreciando a natureza, ao passo que ratos não podem se descuidar, nem por um segundo Então, não por acaso, caracóis vivem cinco anos. Dois a mais que os ratos."

O rato ouviu a tudo, atentamente. Ponderou que o caracol tinha razão em tudo o que havia dito e, com uma violenta pisada, espremeu o caracol contra o chão.
Felizmente, o solo era fofo o suficiente, para que o caracol sobrevivesse.
Mas ele aprendeu uma pequena lição, que lhe seria útil pelo resto da vida:


Por mais razão, que você tenha, nunca tente provar a alguém,
que se acha o máximo, que ele não é nada daquilo!
Porque não há negócio pior, neste mundo,
do que oferecer sabedoriaa quem só pode pagar
com ignorância!

E, quem é sincero demais
pode ser vítima de um sincericídio,
como foi com o rato.

 




 
Mauro Martins Santos e Romerito.
Enviado por Mauro Martins Santos em 24/10/2013
Reeditado em 03/03/2015
Código do texto: T4540534
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.