A LEBRE, A ONÇA E O CÁGADO

____________________________________________

Versão de Uma Fábula Angolana

A lebre só tinha uma cabra. Sabendo que a comadre onça possuía um bode, propôs a ela que lhe emprestasse o animal por uns tempos para que sua cabra tivesse filhotes.

 Depois de ter nascidos os filhotes, a lebre foi devolver o bode a comadre. Entretanto, ela exigiu as crias, alegando que sem o seu bode a cabra jamais as teria tido. Como não conseguiram entrar em um acordo, procuraram a ajuda do tribunal dos anciãos.

O tribunal deu ganho de causa à comadre onça, apresentando a mesma justificativa que a comadre já havia utilizado anteriormente, ou seja: sem o bode a cabra não teria tido filhotes. Todavia, como faltava o cágado, também membro no tribunal dos anciãos, a lebre solicitou que se aguardasse a sua chegada, com o que todos concordaram, por questão de justiça.

Após um dia inteiro de espera, chega o cágado. A comadre onça, furiosa, perguntou a razão para tanto atraso, ao que ele respondeu que sua demora devia-se ao fato de que ele estava assistindo ao parto de seu pai. Todos riram, perguntando onde se viu homem dar à luz. Então, o cágado perguntou se não era disso, afinal, que se tratava. Imediatamente, os anciãos mudaram de posicionamento, dando ganho de causa à lebre, pois compreenderam que, já que é a mulher quem dá à luz, a ela os filhos pertencem. ®Sérgio.

________________________________________

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, quaisquer críticas ou comentários. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 22/10/2013
Código do texto: T4536069
Classificação de conteúdo: seguro