Caminho a seguir
Duas formigas conversavam á beira de um formigueiro, uma formiga era sábia e costumava ter resposta para todas as perguntas, enquanto a outra era leiga e mal sabia se expressar. Neste mesmo dia, as duas formigas viram que uma parte do formigueiro tinha grande dificuldade em decidir qual caminho queriam seguir.
- Não acha que as formigas devem seguir o caminho mais rápido? – disse a formiga sábia.
- Não. Acho que as formigas devem seguir o caminho que foi combinado? – respondeu a outra formiga.
- Mas se passarem pelo caminho mais rápido, logo elas poderão voltar e colher mais mantimentos, assim a rainha se agradará de nós. – disse a formiga sábia com toda sutileza.
- Se elas cortarem caminho, poderão se perder. – respondeu a formiga leiga.
- O caminho certo tem pedras grandes, espinhos e logo estarão cansadas e sedentas. Se parassem pelo caminho mais rápido, chegarão inteiras e cheias de disposição. – disse a formiga sábia.
E retrucou a outra formiga:
- Porém, se elas passarem pelo caminho mais rápido, elas não irão aprender que conquistas grandes exigem grandes esforços, elas chegarão rápido, porém não aprenderão nada. O caminho certo pode até parecer ruim, mas tudo feito com dedicação tem um sabor doce no final.
“Por preguiça e até mesmo falta de amor ao que fazemos, tomamos rumos que podem ter boa aparência, mas que no final não nos servirão de nada. Escolhas sempre irão influenciar no seu caráter amanhã. Essa história é de apenas duas formigas conversando, mas pode ser também a história do rumo que você escolheu seguir. Escolha pensando nas consequências.”