O CAVALINHO ESPERTO

                           

         
       Pokotó! Pokotó! Pokotó! Quem é? É o cavalinho virgíneo.
Quer cavalgar o pobrezinho!Virgíneo vivia feliz ao lado de sua mamãe a égua Carmela e de seu pai, o velho, esperto manga-larga  Zé. Na fazendinha tiveram sim, seus anos de glória e alegrias. Mas, como tudo na vida sofre mudanças... O mundo de Virgíneo estava prestes a se modificar, ainda que ele não compreendesse, o sentido de existir.

A família de Zé não era muita de amizades, desde muito novinhos se acostumaram, com a vida pacata da fazendinha, onde moravam.
Repentinamente, um belo dia ele viu sua maior alegria, ser arrancado de seu convívio. Os donos da fazenda ofereceram virgíneo de presente a uns parentes, que moravam na cidade grande. Triste e cabisbaixo foi acompanhado até o celeiro, para receber suas primeiras ferraduras e uma cela novinha. Na verdade chegando ao celeiro se deparou com uma surpresa, sem se despedir de sua família, foi embora da fazenda de seus pais, para um mundo desconhecido e temido.

           Chegando á cidade grande qual foi o seu espanto, ao presenciar o chão de concreto, não mais sentindo o delicioso aroma do campo, que tanto lhe agradava.
Seu Pokotó! Pokotó! era ouvido ao longe, graças as ferraduras novas...seu primeiro sapatinho. Virgíneo estava apavorado com aquele mundo desconhecido. Ficou aceso!...As primeiras horas engolindo seco, ele reconhecia em meio as mudanças, que nada daquilo lhe agradava. Mas, o destino estava ao seu favor! ...A cada amanhecer daqueles dias na cidade, era de descobertas... Inicio de novas amizades.Virgíneo permanecia, horas meditando sobre as radicais mudanças sofridas em seu viver e o que poderia ser feito, para trazer alegria a seus dias de solidão.Todas as manhãs saia cedinho, reconhecendo as redondezas da linda cidade grande. Já sabia, pressentia pela bondade que habitava o seu coração sonhador, que aquele era o momento de entregar-se ao amor. Entretanto naquela cidade de puro concreto, parecia impossível, encontrar sua alma gêmea.

         Logo iria ter uma grande surpresa, pois seus novos donos jamais desejavam ter virgíneo sozinho, numa fazenda de
reprodutores, assim, ele passava a maior parte do tempo, vivendo entre os desejos de liberdade e a necessidade de encontrar o que faltava.Em segundos a partir de um gesto involuntário de seus pensamentos... Sentia que o amor chegaria para ele, no exato instante em que estivesse receptivo, de braços abertos, dando boas vindas ao também desconhecido, sentimento de amor.

         Naquela hora de descobertas, Virgíneo não se deu conta, como um gesto tão simples, poderia transformar radicalmente sua vida.O que fez de tão extraordinário assim, para modificar seu destino infeliz?Vivenciando seus momentos de saudade e desilusão, no meio daquelas pessoas insensíveis e amargas da cidade grande, deixou aflorar de seus lábios, o seu melhor e mais esplendoroso sorriso largo.Rapidamente como algo instantâneo, começou a receber suas primeiras respostas positivas. Os que de longe avistavam, correspondiam à magia de seu sorriso, com uma generosa troca de afeto. Virgíneo acabara de conquistar, a simpatia do povo daquela cidade e a cada sorriso seu, mais e mais pessoas, pareciam atraídas a magia da simpatia de seu mágico sorriso largo, acolhedor!Em fração de segundos o universo parecia atrair favoravelmente, mais e mais pessoas desejosas de desfrutar de sua presença de espírito.Um cavalinho lindo que a todos conquistava com seu jeito travesso e jovial.

            Graças ao prestigio de sua simpatia seu dono recebeu o generoso convite, para que permitisse que Virgíneo, pudesse compor as atrações artísticas do circo da cidade. Assim, mais e mais pessoas sentiriam de perto a encantadora magia, de seu sorriso largoDescobrindo e redescobrindo o amor, o primeiro amor... O amor próprio!A vida ilusória no circo parecia adentrar aos sentidos de Virgíneo, que encontrou naquelas pessoas, uma realidade muito... muito feliz!Todas as noites seu sorriso largo, explorada cada canto daquele recinto, transformando cada olhar triste, em feições de alegria.As crianças, assim como os jovens e adultos, sentiam se repletas de alegria, ao presenciar aquele sorriso aflorado, com tanta simplicidade e afeto.O sorriso abria portas, parecia mágico e transformador!
         Não só a vida de Virgíneo como de seus donos, também a vida de todos daquele circo, parecia contaminar-se favoravelmente, com ondas positivas, advindas de um atraente sentimento, capaz de reais transformações. A troca de afetos!Descobrindo a magia de sua atração, passou a descobrir um novo sentido de vida! Seus desejos de amar e ser amado por todos.Não apenas o amor incondicional, também o amor de sua parceira que logo foi atraída e conquistada, por seu sorriso fascinante.O que de melhor poderia compor sua estória de vida?O que o transformou da noite para o dia, numa simples figura sem importância, a um impecável galã?
Apenas a simpatia! Sua imagem a gravatinha e o terno iluminado, por sua verdadeira atração. O sorriso franco e honesto!

              O que de melhor poderia atrair Virgíneo com seu sorriso? Atraiu também a família jamais esquecida, que um dia ficou para trás, sem nenhuma despedida.Certamente não era preciso dizer-lhes adeus, sim até logo... Pois seu sorriso viajaria milhares de léguas, para trazê-los de volta ao seu convívio, graças apenas, a seus segundos mágicos. A força de seu sorriso largo!

 "" Podemos viver sozinhos mas, jamais nos esquecemos da nossa Familia!""

          -  Assim é a intenção dessa fábula do pequeno cavalinho Virginio,
              levar a todos o sentido da vida familiar.

                                            Robert Sheldon
Robert Sheldon
Enviado por Robert Sheldon em 19/10/2012
Reeditado em 23/06/2013
Código do texto: T3940765
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.