A hierarquia da floresta
Havia uma grande comunidade de animais, vivendo em uma floresta,e todos eles deviam obrigação ao grande pavão Luizão,desde as formiguinhas até os grandes mamíferos, todos os respeitavam e o obedeciam , mas dentre eles havia um corvo indignado com essa situação
Num certo dia o corvo Sebastião resolveu tirar satisfação:
_ pavão Luizão! Que história é essa . todos aqui estão cansados de procurar alimento e encontrar abrigos. e você nada faz, e ainda por cima come os nosso alimentos e rouba os abrigos que encontramos!
pavão Luizão com toda sua pomposidade diz:
_Meu caro Sebastião, eu sou líder dessa comunidade e como vocês tem deveres eu tenho direitos e um deles é escolher o que vou comer e aonde vou me abrigar.
O corvo Sebastião indignado,fala:
_ Sendo assim, quem fica com o trabalho duro somos nós, e você desfruta do que conseguirmos!
pavão Luizão satisfeito diz:
_ Parece que você entendeu corvo, isso se chama hierarquia!
O corvo Sebastião inconformado volta para o seu abrigo. Um certo tempo depois,quando chegou o inverno. houve uma grande escassez de alimentos, e todos os animais da floresta estavam perecendo.Então surge o corvo Sebastião com um plano, que seria a solução para acabar com a fome dos animais.
O corvo Sebastião começa então falar sobre o seu plano:
_ Vamos pegar os alimentos , que estão guardados na dispensa do pavão Luizão,já que fomos nós que conseguimos,assim também nos pertence!
Os animais ficaram boquiabertos com a coragem do corvo e também com medo, mas aceitaram a ideia desde que fosse o próprio corvo que executasse o plano.
O corvo Sebastião,cheio de coragem aceitou a proposta, e na mema noite invadiu a dispensa, só que ele não contava com uma coisa, havia alarmes na dispensa e no momento que ele entrou , duas maritacas começaram a gritar incessantemente e com isso apareceu o pavão Luizão e junto com ele dois tatus que faziam a sua segurança, e pegaram o corvo Sebastião em flagrante o levaram em julgamento.
pavão Luizão que também era o juíz abriu a sessão dizendo:
_ Hoje viemos aqui para julgar e condenar esse ladrão,que invadiu a minha casa e tentou me roubar
O corvo Sebastião retruca:
_ Você chama de roubo recuperar o que é nosso, pois eu chamo de justiça, já que fomos nós que conseguimos através de trabalho duro, esse alimentos!
pavão Luizão com desprezo diz:
_ Quem conseguiu ,ou deixou de conseguir não interessa , o que importa é que é meu, e eu o declaro culpado!
Todos os animais ficaram em silêncio e abaixaram a cabeça e aceitaram a situação.
O corvo Sebastião não aceitou e falou:
_ Há anos que você rouba o nosso alimento e os nossos abrigos e nos deixa passar até fome, e ainda quer que aceitemos de bom grado essa vida medíocre que nos oferece, eu não!
pavão Luizão como castigo ordena:
_ cortem a língua dele, assim ele nunca mais irá poder espalhar ideias oposicionistas.
E antes de sair ele ainda olha para o corvo e diz:
_ Não posso negar que você é muito corajoso, só não soube escolher o lado certo, já começou a guerra sabendo que estava do lado de quem iria perder.
moral da história: Aos poderosos tudo se desculpa, ao miseráveis nada se perdoa.