Algumas obras de Malba Tahan em http://www.malbatahan.com.br/bibliografia_completa.php

Título

Ano

Descrição

Alma do oriente

1936

Contos orientais. Notas curiosas sobre a vida árabe e os nômades do deserto.

Amor de beduíno

1929

Contos orientais. Prefácio do saudoso Prof. Jean Achar. Capa do professor Chamberland. Os contos foram incluídos em outros livros. É obra muito rara.

A pequenina luz azul

S. D.

Conto infanto-juvenil de origem árabe.

A sombra do arco-íris I

1941

Obra em três volumes, com prefácio do autor. Novela oriental para adolescentes, na qual foram incluídos 870 poetas brasileiros e mais de 100 poetas estrangeiros. Figuram no livro os versos mais famosos da língua portuguesa. É uma obra única na literatura universal e vale como uma perfeita mensagem de beleza e amor. Apresenta um glossário de termos árabes e persas, de autoria do professor Ragy Basile, que pertenceu à Academia Brasileira de Filosofia

A sombra do arco-íris II

S. D.

A sombra do arco-íris III

S. D.

Aventuras do rei Baribê

1954

Romance oriental infanto-juvenil. Com ilustrações de Solon Botelho, Renato Silva e Calmon Barreto. Nesse livro foi incluída a famosa lenda sobre a origem da palavra xibolete.

Caixa do futuro

1958

Novela infantil. Com ilustrações de Calmon Barreto. Nesse curioso romance aparece um país chamado Brenan, onde tudo é brenan.

Céu de Allah

1927

Contos orientais. Ilustrações de Solon Botelho, Renato Silva e M. Constantino. Figuram nesse livro, além de vários outros, três contos famosos: “O livro do destino”, “Os três homens iguais” e “O mendigo das moedas de ouro”. Menção honrosa da ABI. Figuram nesse livro os mais famosos contos orientais.

Contos de Malba Tahan

1925

Prefácio do autor. Ilustrações de M. Constantino e Belmonte. Com esse livro iniciou Malba Tahan a sua carreira literária.

Iazul

1970

Seleção dos mais curiosos e atraentes contos orientais.

Lendas do bom rabi

1951

Seleção de contos.

Lendas do céu e da terra

1933

Lendas cristãs. Prefácio do autor. Livro aprovado pela igreja católica. Ilustrações de Acquarone. Eis como o livro foi julgado pelo padre Lemos: “Constitui esse livro uma antologia notável, ricamente ilustrada, que contem cerca de 180 das mais lindas lendas cristãs. As lendas são seguidas de preces, pequenas poesias e ensinamentos dos grandes doutores da Igreja.” Foram incluídos trechos admiráveis de mais de duzentos autores católicos. Alguns trechos desse livro já foram citados por ilustres e brilhantes pregadores brasileiros. Adotado como livro de leitura em muitos colégios religiosos do Brasil.

Lendas do deserto

1929

Contos orientais. Prefácio de Olegário Mariano. Ilustrações de H. Cavalleiro.

Lendas do oásis

1933

Contos orientais. Procedimentos de uma biografia de Malba Tahan.

Lendas do povo de deus

1943

Contos yidsches. Preces, lendas, parábolas e alegorias israelitas extraídas do Talmude, da Bíblia, de livros santos e das principais antologias judaicas. Cada trecho é acompanhado de uma nota sobre as fontes de onde o aludido foi colhido. No final do livro, foi incluído um vocabulário cuja finalidade é esclarecer sobre todos os termos e símbolos que são citados no livro. Figuram nessa obra lendas judaicas e algumas parábolas de Jesus.

Maktub

1935

Lendas orientais. Com uma carta-prefácio do General Turco Khara Ulugberg.

Mil Histórias Sem Fim I

1931

Prefácio de Humberto de Campos. Ilustrações de Solon Botelho e Renato Silva.

Mil Histórias Sem Fim II

1931

Minha vida querida

1951

Precedido do artigo Radia! Radia! (O Poeta das três Recusas) e biografia de Malba Tahan. Ilustrações de Calmon Barreto.

Novas Lendas do Deserto

1937

Contos orientais. Prefácio de Olegário Mariano. Os contos que figuram neste livro passaram para outros do mesmo autor.

Novas Lendas Orientais

1959

Com dedicatória em árabe, pelo Prof. Ragy Basile. Ilustrações de Ramon Llampayas. Figuram nesse livro, as lendas mais curiosas do Oriente: “A Primeira Rúpia”, “Treze, Sexta Feira”, “Uma Aventura de amor no Reino do Sião”, etc...

O Homem que Calculava

1938

Aventuras de um singular calculista persa. Prefácio do autor. Ilustrações de Felicitas Barreto e Solon Botelho. Desenhos geométricos de Horácio Rubens. Esse livro, já traduzido para o Inglês e para o Espanhol, é um dos livros mais conhecidos no Brasil. Apresenta na parte final uma Apêndice no qual são analisados e esclarecidos os principais problemas que surgem no enredo da novela. Além do Apêndice, o leitor encontra notável glossário das principais palavras, expressões, alegorias, etc... de origem persa, árabe ou indú.

O Livro de Aladim

1943

Contos orientais, contendo várias notas sobre o Islam.

O Rabi, o Cocheiro e os Anjos de Deus.

S. D.

Contos idsche, para adolescentes, e adultos.

Os Sonhos do Lenhador

S. D.

Conto chinês. Como pode um juiz fazer justiça equiparando a realidade ao sonho.

Terceiro Motivo

1962

Conto e lendas orientais. Com uma apreciação sobro o mundo Árabe pelo escritor Ministro Mansour Chalita. Prefácio do autor. Esse livro apresenta um glossário dos termos e expressões árabes e persas citados nos diversos contos

O Tesouro de Bresa

S.D.

Conto que vem relembrar a velha Babilônia. Tem esse conto por finalidade exaltar o livro e o valor do Saber.

Romance do Filho Pródigo

1967

Romance baseado na parábola do filho pródigo, que é uma das páginas mais comoventes do Evangelho. Apresenta na parte complementar, a famosa parábola, na versão do Pe. J. Mm Lagrange, traduzida pelo filósofo brasileiro Prof. Jamil El-Jsick, bem como uma síntese cronológica judaico-cristã da autoria do historiador J. B. de Mello e Souza. Enriquecendo essa parte final, traz o livro muitas notas, comentários e curiosidades de autoria de Nelson Vainer e Naumin Aizen. Esse livro contou com a colaboração de escritores católicos, protestantes, israelitas e espíritas.

Salim, o Mágico

1970

Novela ocorrida durante o califado El-Walid, de Damasco, na qual, mercê de acontecimentos dramáticos de absoluta singularidade, um crente de Allah atinge o apogeu do prestígio e da gloria ocupando os mais altos cargos da corte.

Seleções

1954

A Equação da Cruz

1959

Publicada pelo autor para o III Congresso Brasileiro do Ensino da Matemática. Rio 1959. Apresenta o autor uma equação do 1º grau cuja pintura é uma Cruz

A Matemática na Lenda e na História

1974

Antologia da Matemática I

1960

Com prefácio do autor. Contendo histórias, lendas e fantasias. Paradoxos e curiosidade. Recreações numéricas. Problemas célebres. Astronomia pitoresca. Erros famosos, etc... com muitas notas, pensamentos e ilustrações. Figura nesse livro o famoso conto intitulado No Círculo do Chicote.

Antologia da Matemática II

1961

Coletânea de curiosidades, biografias contos e fantasias, problemas famosos. Figura nesse livro a biografia de Arquimedes pelo Prof. João Baptista de Mello e Souza e um estudo bastante curioso sobre a estrela mais próxima do sol.

As Grandes Fantasias da Matemática

1945

A origem dos números. A gloria de um irracional. Divisão Áurea. O problema das abelhas. O profeta, o anti-cristo e a Matemática. Dona Derivada sorriu para você. Curvas curiosas e delirantes, etc... Alguns artigos foram aproveitados em obras posteriores.

As Maravilhas da Matemática

1974

Com parecer em prefácio do Prof. Jescé Montello professor de Análise Matemática da UFRJ. Estudos das curvas patológicas. Curiosidades Matemáticas. Problemas notáveis. A Matemática das abelhas. Os mártires da Matemática. O paradoxo do infinito. Goethe e a tabuada da feiticeira. A pirâmide humana de Newton. O ponto de ouro.

Diabruras da Matemática

1943

Problemas curiosos. Sofismas algébricos. Singularidade dos números. Adivinhações matemáticas. Cálculos pitorescos. Recreações geométricas, etc...

Dicionário Curioso e Recreativo da Matemática

1940

Obra em dois volumes e três fascículos, até à letra “F”. Terminou na letra “E” por causa da deficiência de meios tipográficos (sinais matemáticos).

Folclore da Matemática

1954

Lendas, Histórias e Curiosidades. Os números nas tradições sertanejas, na linguagem popular, etc...

Histórias e Fantasias da Matemática

1939

A vida Pitágoras. Origem da geometria. Estudo da reta. O planeta 293. O escândalo da Geometria. A Matemática na vida Militar, etc... Figura nesse livro o famoso conto oriental. Minha Paixão pela Doutora.

Matemática Divertida e Curiosa

1934

Prefácio do autor. Ilustrações de F. Acquarone. Jogo, recreações e problemas curiosos. Figura nesse livro o famoso problema dos sete navios de Laisant.

Matemática Divertida e Delirante

1962 (3ª ed.)

Prefácio do autor. Problemas curiosos. Erros e disparates. Números cabalísticos. Astronomia pitoresca. Recreações numéricas. Sofismas e paradoxos. Animais calculadores. Lenda e fantasias.

Matemática Divertida e Diferente

1943

Curiosidades numéricas. Erros e disparates. Anedotas. Problemas curiosos. Números cabalísticos. Epigramas geométricos. Paradoxos, etc...

Matemática Divertida e Fabulosa

1942

Problemas curiosos. Recreações geométricas. Frases célebres. Erros e disparates.

Matemática Divertida e Pitoresca

1941

Problemas curiosos. Sofismas algébricos. Recreações geométricas, etc...

Matemática Recreativa

1965

Prefácio do autor. Fatos e fantasias. Erros e singularidades. Curiosidades sobre as expressões matemáticas. Anedotas famosas. Estudo completo sobre Palindromia.

Matemática Suave e Divertida

1951

Prefácio do autor. Contos, Histórias e Problemas Curiosos. Recreações e charadas matemáticas. Números singulares. Aritmética divertida. Álgebra pitoresca, etc...

Meu Anel de Sete Pedras

1955 (2ª ed.)

Estudos relacionados com o folclore da Matemática. Adivinhas populares. Unidades pitorescas. Problema da Besta do Apocalipse, etc...

Numerologia

1969

Prefácio do autor. Sete notáveis preceitos sobre o nome. A numerologia e seu segredo. O número da Besta do Apocalipse. Os números do Apocalipse. Como proceder ao estudo numerológico do nome.

O Escândalo de Geometria

1947

Estudo elementar das geometrias não-euclidianas, seguindo de um estudo das primeiras nações elementares sobre o conceito da curvatura.

O Jogo do Bicho à Luz da Matemática

S.D.

Os Números Governam o Mundo

1965

Curiosidades numéricas colhidas no folclore da Matemática.

A Arte de Ler e de Contar Histórias

1957

Prefácio da Prof. Denise Tavares com a colaboração de duzentos professores gaúchos. Livro de feição rigorosamente didática, com várias fotografias.

A Arte de Ser um Perfeito Mau Professor

S.D.

Prefácio do autor. Livro inspirado no sábio preceito de Santo Agostinho: “Condenar com intransigência o pecado, mas tudo fazer para esclarecer e salvar o pecador”.

Alegria de Ler

1955

Antologia moderna, organizada especialmente para o Curso de Admissão.

A Lógica na Matemática

1966

Com prefácio do autor. Como definir o conceito. A base lógica da matemática. Regras de Pascal. Definição lógica. O método axiomático. As diversas axiomáticas. As demonstrações em Matemática. A base lógica da Matemática. Com várias notas, gravuras e curiosidades.

Antologia do Bom Professor

S.D.

Artigos e comentários de alto interesse para o mestre em geral. Prefácio do autor. Apresenta essa antologia dois prefácios sendo um de Lourenço Filho e outro de Anísio Teixeira. Nessa antologia são citados mais de 300 professores. O famoso educador Lourenço Filho assim se manifestou em relação a essa Antologia: “Ao apresentar esta Antologia, esclarece Malba Tahan que, preocupado com a tarefa de organizá-la, não o move o desejo de citar, apenas autores de renome e pedagogos mundialmente conhecidos. Muitos destes, como explicar, são de professores modestos, nada inexperientes, e que enunciaram conceitos novos ou repensaram as lições dos maiores mestres, dando-lhes forma própria. Isso não retira a estas notas de estudo seu grande valor. Pelo contrário. Em muitos casos, estas páginas põem em confronto e elaboração teórica e pedagógica realmente sentida e vivida nas escolas. Colabora nesse livro, como autora de pequeno capítulo, a Irmã Maria Luiza.”

Didática da Matemática

1957

Pequena súmula sobre problemas da Didática em Matemática. A Matemática, seu conceito e sua importância. Alguns capítulos foram incluídos em outras obras.

Didática da Matemática, Volume 1

1961

Conceito de Matemática. O algebrismo. Métodos obsoletos e Métodos clássicos. Valores da Matemática. Procedimentos didáticos. Métodos clássicos. O método da preleção em Matemática. O método da lição marcada. O método heurístico.

Didática da Matemática, Volume 2

1962

O estudo dirigido e semi-dirigido em Matemática. O método do laboratório. O método eclético comum. O jogo de classe em Matemática. As teorias sobre o jogo. Metodologia do jogo de classe. Recreações matemáticas.

Estudo elementar das curvas

1933

Tese para concurso. Prefácio do autor. Nesse livro foram estudadas curvas definidas por equações moduladas. Esse livro mereceu alto elogio do Prof. Sodre da Gama.

Funções Moduladas

1933

Representação cartesiana das funções moduladas. Primeiras noções. Estudo totalmente original em Matemática.

Geometria Analítica - no espaço de duas dimensões

1934

No espaço de duas dimensões. Livro didático. Estudo dos sistemas de coordenadas. Estudo da reta e das curvas notáveis.

Matemática, Aritmética

1950

Série admissão. Livro didático. Edições Miniaturas.

Meu Caderno de Matemática

1945

Matemática para curso de admissão. Com prefácio do autor. Muitos de seus capítulos são iniciados por uma historieta que conduz o estudante, quase sem solução de continuidade, do campo da fantasia para a realidade atraente do cálculo, artifício que aviva a curiosidade dos jovens e lhes apresenta a aprendizagem da Matemática de maneira suave e amena.

O Mundo Precisa de Ti Professor

1966

Primeiras noções sobre a ética Profissional do Professor. Prefácio do Autor. Com trechos de Maria Junqueira Schmit, Gustave Thibon, Fulton Sheen e Maria Emília Alves Satiel. Muitos são os predicados deste livro. Cumpre-me, entretanto, sublinhar três desses predicados que são de alta valia para uma obra didática: simplicidade, clareza e utilidade.

O Problema das Definições em Matemática

1965

Prefácio do autor. Erros, dúvidas e curiosidades. Conceitos que não podemos definir. Como definir o tempo? Os princípios de Pascal. As definições e suas modalidades. Problemas relacionados com as definições.

O Professor e a Vida Moderna

1966

Casos, contos e comentários. Prefácio do autor. Estudo do método dos jograis com caderno dirigido. Figura nesse livro o famoso conto “O Professor e a Borboleta”.

Páginas do Bom Professor

1969

Trechos selecionados sobre Pedagogia, notas, conceitos e observações notáveis. Eis como se manifestou, em relação a esse livro, o célebre educador baiano Anísio Teixeira. Esta é uma Antologia diferente. Não é dos mestre oraculares e suas possíveis antecipações nos mistérios da Educação, mas admirável seleções dos pontos significativos do pensamento do educador e do professor. “Tudo neste livro é dos outros”, diz Malba Tahan no Prefácio; “tudo é dele”, direi eu, pois foi sua a escolha do trigo em meio ao joio, para oferecer-lhe, nestas páginas o panorama do possível consenso entremeado de lances das visões mais recentes do pensamento e das perspectivas dos educadores.

Roteiro do Bom Professor

1969

Tábuas Completas (logarítimos e formulários)

S.D.

Logarítimos e formulários. Aritmética e Álgebra, Geometria e Trigonometria. Geometria Analítica. Cálculo Diferencial. Cálculo Integral. Prefácio do Autor

Técnicas e Procedimentos Didáticos no Ensino da Matemática

1957

Fatores que interferem no ensino da Matemática. Prefácio do autor.

Trigonometria Hiperbólica

1932

Estudo das funções hiperbólicas e suas aplicações. Tese para concurso.

Acordaram-me de madrugada

1973

Recordações de antigo aluno do Colégio Pedro II.

A Estrela dos Reis Magnos

1967

A Girafa Castigada

S.D.

Conto infantil inspirado no Evangelho.

A Lua

1955

Astronomia dos Poetas Brasileiros. Com prefácio do autor. Estudo da Lua. Lendas e tradições sobre a Lua. A Lua e os mitos simbolismo da Lua. O folclore e a lua. A Lua e o luar na poética brasileira. Erros, crendices e superstições. A verdade sobre a lua.

Ainda não Doutor

1967

Amigos Maravilhosos

1935

Novela infantil. Todos os episódios são ocorridos no interior do Ceará. Prefácio da Profa. Iva Waisvberg. Ilustração de F. Acquarone.

Belezas e Maravilhas do Céu

1974

História Da Onça Que Queria Acordar Cedo

S.D.

Conto para criança. A sua finalidade precípua é ensinar ao pequenino leitor mais de cem vozes de animais.

O Bom Caminho

1959

Compêndio para educação moral e religiosa. Para o Curso Ginasial. Livro aprovado pela Igreja Católica. Prefácio do Autor. 2ª edição - Leituras morais e noções de Gramática para a 5ª série primária e para o Curso de Admissão. Extraído do livro anterior “O Bom Caminho”, para o Curso de Religião.

O Guia Carajá

1947

Lenda do sertão do Brasil. Com ilustrações de Calmon Barreto. Enriquecido com várias notas e explicações do Coronel Adil Guimarães, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O Inferno de Dante

1947

Dois volumes. Tradução anotada e Comentada sob a forma de narrativa. Precedido de um estudo sobre a Itália (período de Dante), pelo Prof. J. B. de Mello e Souza. Com ilustrações de Gustave Doré e vinhetas do Prof. Calmon Barreto. Os esquemas elucidativos são de autoria do Prof. Francelino de Araújo Gomes. Com a biografia completa de Dante Alighieri.

O Mistério do Mackensista

1970

Estranho caso policial verídico. Prefácio do Autor. Trata-se de um livro profundamente humano cuja finalidade é lutar com desassombro por uma causa nobre (reabilitação dos hanseniano). É livro que encerra muitas curiosidades revestidas do mais alto espírito de veracidade. Desfecho totalmente imprevisível.

Paca, Tatu...

1939

1ª edição. Contos infantis. Ilustrações de F. Aquarone. 6ª edição. Nova edição ampliada. Contos infantis. Prefácio do autor. Ilustrações de Israel Cysneiros. Com um apêndice no qual figuram sugestões e indicações metodológicas sobre a Arte de Contar Histórias. Foi incluída na parte final a história, “História da Onça que queria acordar cedo”, na qual são estudadas as vozes dos animais.

Sob o Olhar de Deus

1955 (2ª ed.)

Romance com ilustrações de Luís Câmara Teixeira Coelho e notas de Van Jafa e do Prof. Mário Martins. Problemas sociais e religiosos de alta profundidade são debatidos nesse romance que não poderá, de forma alguma, interessar às crianças. Mesmo em se tratando de obra estritamente moral, seus conceitos só podem ser assimilados por espíritos esclarecidos.

Matemática 1º Ano

1932 (2ª ed.)

Com a colaboração de Cecil Thire

Matemática 2º Ano

1932 (2ª ed.)

Com a colaboração de Cecil Thire

Matemática 3º Ano

1936

Com a colaboração de Cecil Thire

Exercício de Matemática 1º Ano

S.D.

Com a colaboração de Cecil Thire

Exercício de Matemática 2º Ano

S.D.

Com a colaboração de Cecil Thire

Exercício de Matemática 3º Ano

1938 (4ª ed.)

Com a colaboração de Cecil Thire

Exercício de Matemática 4º Ano

S.D.

Com a colaboração de Cecil Thire

Exame de Admissão

1934

Com a colaboração de Cecil Thire

Exercício e Formulários de Geometria

S.D.

Com a colaboração de Cecil Thire

Curso de Matemática 1º Ano

S.D.

Com a colaboração de Cecil Thire e Euclides Roxo

Curso de Matemática 2º Ano

1940 (8ª ed.)

Com a colaboração de Cecil Thire e Euclides Roxo

Curso de Matemática 3º Ano

1930 (3ª ed.)

Com a colaboração de Cecil Thire e Euclides Roxo

Curso de Matemática 4º Ano

1933

Com a colaboração de Cecil Thire e Euclides Roxo

Curso de Matemática 5º Ano

1936

Com a colaboração de Cecil Thire e Euclides Roxo

Matemática Ginasial 1º Série

1943

Com a colaboração de Cecil Thire e Euclides Roxo

Matemática Ginasial 2º Série

1943

Com a colaboração de Cecil Thire e Euclides Roxo

Matemática Ginasial 3º Série

1944

Com a colaboração de Cecil Thire e Euclides Roxo

Exercícios de Matemática 5º Ano

S.D.

Com a colaboração de Cecil Thire e Euclides Roxo

Matemática Comercial

1932

Com a colaboração de Cecil Thire e Nicanor Lengruber

Matemática Financeira

S.D.

Com a colaboração de Cecil Thire e Nicanor Lengruber

Exercícios de Matemática Comercial

S.D.

Com a colaboração de Cecil Thire e Nicanor Lengruber

Tudo é Fácil

1937

Com a colaboração de Irene de Albuquerque

Diário de Lúcia

1955

Com a colaboração de Irene de Albuquerque

Matemática Fácil e Atraente

1938

Com a colaboração de Irene de Albuquerque

Apostilas de Didática Especial da Matemática

1958

Com a colaboração de Manoel Jairo Bezerra e Ceres Marques de Moraes

Pathimel

S.D.

Com a colaboração de Cecil Thire e Jurandir Paes Leme

Al-Karismi

Assunto: Recreações Matemáticas.

Damião

Assunto: Revista dedicada a causa do reajustamento social do hanseniano.

Lilavati

Assunto: Recreações Matemáticas.

Mil Histórias sem Fim

1956

A Caixa do Futuro

1950

http://www.malbatahan.com.br/bibliografia_completa.php