O revirador de lixos

Um filósofo solitário...conhecedor da engenharia,das leis trabalhistas,das diferentes correntes ideológicas,da globalização, educação,psicolologia...,antropologia...medicina,arquitetura,computação, educação inclusiva,conhcedor das belas artes,das diferentes crenças,da manutenção da ordem pública e policiamento ostencivo,da constituição brasileira,do código penal,do estatuto da criança e do adoslescente,dos direitos humanos,da política,da sociologia e do sistema atual...enfim, colecionador de conhecimento em todas áreas a fim de filosofar em todos âmbitos!

Certo dia,cansado de sua própria companhia inesgotável,apesar de tanto filosofar,escrever muitos livros que proporcionavam ao leitor pensar em todos âmbitos de sua vida...resolveu sair das quatro paredes que o prendiam...teve uma idéia tanto estupefata para muitos,resolveu revirar o lixo de seus vizinhos a fim de construir mais um conhecimento e conhece-los...através dos dejetos jogados fora!

No primeiro vizinho,rasgando as sacolas plásticas anti-ecológicas, encontrou no lixo nada reciclável,muitas carteiras de cigarro,latinhas de bebida alcólica vazias,pouquíssimas embalagens de ,latinhas para uso do crake,alimentos,copos quebrados,contas vencidas, cartas rasgadas e ao juntar os pedacinhos,pode ver a preocupação da família que nada podia fazer,pois optou depois de muitas internações, obrigado pelos familiares,seguir seus vicios...O filósofo diante daquele lixo descobriu que seu vizinho era alcólatra compulsivo,dependente de drogas e resolveu deixar uma carta em sua caixa postal dizendo:-Amigo observei tua embriaguez da vida cotiana que alegria sentes? Teus sentidos são entorpencidos diariamente e cada dia o vazio da tua alma aumenta,como era antes tua vida? No fundo do poço pode haver a tua mola que te impele para fora, pule,pule,pule para fora dele.Assinado o Revirador de teus lixos.

A segunda lixeira escolhida era de uma mulher chamada, Clarice Lis Espector,percebeu logo que ao revivar o lixo cautelosamente,reciclável,nos inúmeros papés onde escrevia pensamentos e lindas poesias todas manuscritas a caneta e assinadas com o lindo nome!Ainda no lixo seco pode revivar o esboço do que seriam livros de belas obras de arte ,por que estavam ali pensou...seu entusiamo continuou ..queria saber mais dessa mulher misteriosa que envolvia aos poucos o seu ser,ainda pegou no lixo fios de cabelos longos dourados como sol, roupas rasgadas ,pelo uso, de esportes,além daquelas ,que ainda, com doce perfume delineavam os contornos de seu corpo,podendo concluir que Clarice Lis era uma escritora nata com baixa auto-estima,o que excitava o Revirador,além de ser loura de cabelos compridos,cheiro de flores,praticava esportes e o esteriótipo de seu corpo era o que sempre sonhou.Queria saber mais,encontrou detritos de alimentos de uma vegetariana,passagens aéreas dos locais que foi.Então, resolveu escrever para Clarice Lis :Linda mulher encantadora és,tuas palavras despertam em meu ser uma explosão de sentimentos,olhe seus cabelos longos no espelho e veja-te por completo,guardei teus escritos,pois sei que serão lidos por muitos,acredites em tuas obras,sou teu primeiro leitor e nasce em mim uma paixão!Assinado o Revirador de lixos.O homem colocou seu bilhete embaixo da porta de sua casa uma vez que estava toda fechada.

O terceiro casebre ,sem pintura,telhas quebradas,sem nenhum jardim,com pneus cheios de água parada,talvez com os mosquitos da dengue,foi a casa escolhida...não precisa revirar o lixo,eles estavam por toda parte esparramados na calçada,várias intimações judicias para Clara,falavam sobre a possível perda da guarda do filho.Marcação de visitas de assistentes sociais,além de fraldas descartáveis destruídas pelos ratos que por ali passavam.Embalagens simples de presentes de bebê, amasssado no chão uma certidão de óbito do que o revirador de lixo ,logo percebeu ser de seu marido.Então resolveu escrever mais uma vez: Clara cuide melhor do seu lixo, tens um bebê e a tristeza do marido que morreu,muitos são os dispostos a ajudá-la,se queres a guarda de seu bebê, faça transformações possíveis,junte com as próprias mãos seu lixo esparramado,procure alguém que possa explicar como viver reciclando lixo,isso traria lucro,faria do terreno de sua casa o que parece um cemitério, uma horta ,um jardim.Sua casa poderá ser reformada para receber a visita das assistentes sociais!Pense no amor pelo seu bebê e transforme sua realidade!Assinado :o Revirador de lixos.

Sua próxima visita percebeu que havia a separação do lixo,então revirar foi mais fácil,percebeu que as embalagens de alimentos eram para dois,as cartas do cartão de crédito demostravam valores altíssimos,haviam extratos de conta conjunta:um casal,tinha embalagem de ração para cahorro ,o que o fazia ver que tinham um cahorro de extimação,haviam no lixo convites...de festas,de museus,de lançamentos de livros,de desfiles de moda,da casa de Cultura Mário Quintana,de conferencias ambientalistas,convites dos clubes mais disputados da cidade,e inúmeros cartões de visita que, por vezes, deveriam ter sido substituidos por novos!O endereço era daquela casa.O da mulher de uma médica pediatra e obstetra,do homem de veterináro...o Revirador de lixos olhou a casa enorme,de dois pisos um onde o casal atendia,no seu lar ,ainda avistou as duas figuras na sadaca a pediatra com uma criança aparentemente alegres e o veterinário com seu cão pulando como se fosse abraçá-lo em seguida:a mulher,a criança,o homem e o cachorro uniram-se e trocaram carinhos,depois entraram com sorrisos nos lábios,ainda na casa viu em seu telhado o abastecimento do lar por energia solar,no jardim a empregada fazia adubo com o lixo necessário e compostagem,foi então que o revirador resolveu escrever:Querido casal,assim o sei ,pela audácia de mexer em seu lixo,provavelmente,vocês estudaram muito para chegar até aqui,a mesma médica obstetra e pediatra tem uma filha que parece ser amada pelos pais,vocês são conscientes do que é qualidade de vida,vida e saúde,por vezes ,agradeço pelo seu exemplo e que sirva para muitos pensem nisso.Assinado o Revirador de lixos.

Foi então que voltou para casa cansado e adormeceu pensando em como escrever um conto de tudo que tinha Revirado:os lixos!

No dia seguinte, como de costume,acordou cedo e solitário dentre seus escritos,tomou um capuccino de sabor sem igual...e resolveu começar a escrever seu novo livro:O REVIRADOR DE LIXOS,com certeza causaria impacto aos críticos que não imaginariam um filósofo tão conhecido sair a mexer em lixos!Isso o envolveu mais no ato de solitariamente filosofar!Passou a revirar mais lixos e conhecer os donos que o produziam,fez esse experimento por cerca de um ano e meio,diariamente,constantemente!Como a médica obstreta pariu sua mais recente obra de arte ,já com capa,dedicatória ...e já tinha mais de três Editoras (as mais conceituadas) interessadas em seu livro!

Nesse instante,sentiu uma vontade enorme de voltar aquelas casas cujas lixeiras o inspiraram...

Quando de repente, o primeiro vizinho ,com uma bela aparência e acompanhado por amigos,saiu de sua casa rindo,comentando:eu não tinha amigos por opção,vivia anestesiado pelo álcool,tinha um vazio interno,além de ter vendido todos meus pertences para comprar bebida e drogas,minha família muito triste afastou-se.Foi quando um belo dia,recebi uma mensagem do Revirador de lixos e resolvi começar a pular ,pular,pular,pois no fundo do poço escuro em que eu estava,ele me ensinou que tinha uma mola!Se revirar meu lixo novamente verá um homem renascido!Pena não poder saber quem é!O Filósofo ouviu as palavras e alegrou-se!

Continuou sua caminhada e deparou-se com aquele que denominou o terceiro casebre,já não mais reconhecido,apenas pelo endereço,e pelas lembranças de tanto lixo acumulado...viu Clara no pátio, embalando sua criança na pracinha reciclada...o balanço de pneu,ainda avistou uma linda horta e arvores frutíferas dando sombra naquele dia quente.Foi quando disfarçou,parou em frente da casa nova.Parou como quem descansa um pouco e ouviu Clara falando à filha: um dia,alguém despertou esperança em mim,um amigo,que nunca vi,talvez um mendigo(o filósofo riu internamente) chamado Revirador de lixos,através de um bilhete,fez transformar minha vida filha.Hoje a mamãe trabalha na cooperativa de reciclagem e está contigo...onde será que anda esse homem? Queria agradece-lo...O filósofo degustou cada palavra por fazer bem à Clara e a olhando pensou:"eu que revirei lixos,conquistei o poder de transformar para superação,para o bem!"Seguiu sua caminhada humildemente!

No outro dia,pensou no casal de médicos e resolveu visitá-los,levando ao veterinário seu cachorrinho.Lá chegando,surpreendeu-se mais ainda.A casa deles tinha virado uma Instituição de atendimento à comunidade.Chegou sua vez,e o veterinário o recebeu...vacinou seu cachorrinho e o orientou a recolher suas fezes na praia,na calçada,na praça,por onde passearem.Não cobrou nada pelo atendimento.O Filósofo não se conteve... a um tempo atrás passei por aqui e era sua casa em cima e consultóris embaixo,o que aconteceu?

O veterinário olhou bem nos seus olhos e disse que um dia um Sábio denominado Revirador de lixos passou por ali e deixou uma mensagem,fez com que ele e sua esposa,já consciente dos impactos ambientais que detritos de lixo mal armazenados poderiam causar,resolveram doar seus conhecimentos para aqueles que ainda não tinham acesso,ou por seus motivos se alienavam.Enquanto isso, no salão ao lado...várias gestantes ouviam uma palestra de sua esposa,que além de tirar dúvidas das gestantes e atende-las ,acabava sua palestra com uma metáfora inspirada: Amadas gestantes um dia tive um sonho,um sonho que transformou minha família...um homem chamado Revirador de lixos me ensinou a compartilhar tudo que aprendi e ele revirando meu lixo descobriu muito da minha família...creio que gostou!Então no sonho ele disse que seria meu dever repassar a vocês,futuras mamães,que tratem seus lixos com seriedade,caso contrário,podem trazer doenças,agravar as trajédias no meio ambiente.Além disso no sonho ele disse que devemos ter muito cuidado,através do lixo, se revirado,podemos conhecer capítulos de cada um e até utilizar informações sigilosas das correspondências jogadas fora,extratos bancários,assinaturas,documentos...como forma de corrupção.Contem aos seus bebês sobre o revirador de lixo e os façam multiplicadores dessa idéia de cuidar do tratamento do lixo em casa!...O Revirador de lixo foi o sonho que tornou realidade estar aqui com vocês.Ouvindo isso, o Filósofo não surpeendeu-se,pois aquela familia tinha seu lixo bem acondicionado.Despediu-se do veterinário e quando já ia embora,veio a filha dos médicos gritando:espera!Você já ouviu falar no Revirador de lixos?Por causa dele e apoio dos meus pais,hoje tenho orgulho de apresentar na escola,durante a feira de Ciências,meus inventos com a reciclagem do lixo.tome pegue...é uma flor feita de garrafa pet para embelezar sua casa ou dar à namorada.Eu ganhei a medalha da feira de ciências como recicladora de lixo para confecção do carro do futuro e vou viajar pelo mundo partilhando o que um dia o Revirador de lixos inspirou minha familia.

O Filósofo pegou a flor e viu a dimensão que seus bilhetes tinham causado com seu pseudônimo:REVIRADOR DE LIXOS.

Mas a segunda visita,não saia de seus pensamentos...Clarice Lis Espector...a bela mulher capaz de acabar om a solidão do lobo solitário e filósofo...ainda guardava seus fios de cabelo e sentia ao acordar o cheiro doce de seu corpo,como tinha guardado o esboço do que seriam seus varios livros,pediu a uma editora que editasse um:O ENCONTRO DE DOIS REVIRADORES(de sua doce Clarice Lis) o Filósofo Solitário pediu que encadernassem e desse vida à capa!Não poderia ir ao seu encontro por medo de deixar de ser lobo solitário...saiu da Editora com um dos livros de Clarice Lis Espector em mãos e no caminho uma mulher linda o abordou :-ei o que fazes com meu livro?Ainda não editei O ENCONTRO DE DOIS REVIRADORES!

Disse o filósofo que havia o encadernado para a entregar.mas como? Clarice Lis

estupefata perguntou. O filósofo respodeu: guardei todos seus rascunhos e ensaios...Como guardou homem?(Clarice) os catei no lixo.

Clarice Lis Espector rapidamente falou olha moço,eu tenho um amor incontrolável ,por alguém que nunca vi, mas suas palavras hoje me tornaram uma grande escritora ,ele fez com que eu editasse minhas obras e por ele me fazer refletir hoje me tornei o que sou,uma amante de obras literárias,um dia vou encontrá-lo até hoje não casei...procuro o Revirador de lixos,inclusive escrevi um poema sobre...e ganhei um prêmio depois disso passei a revirar lixos também!

O filósofo não acreditava no que ouvia...e revirou muitos lixos?

Sim ,o da segunda casa ao lado da minha...me apaixonei pelo hábito do dono,ele também é escritor como eu e guardei alguns ensaios de obras dele,porem parece solitário como eu, a comida é só para um,mas deleitei-me com o cheiro de sua roupa que jogou fora!Acordo com o cheirinho dela...O filósofo interrompeu e disse eu sou o REVIRADOR DE LIXOS que a ti escreveu, coloquei o bilhete pelo vão de sua porta ...os olhos dos dois se entrelaçaram o mundo era apenas os dois naquele encontro os lábios se tocaram e sentiram o mesmo cheiro que antes sentiam um do outro...só tinham uma certeza e juntos falaram:-QUER JUNTAR SEU LIXO AO MEU?

Andrea Ghiorzzi

Andrea Ghiorzzi
Enviado por Andrea Ghiorzzi em 20/06/2012
Reeditado em 20/06/2012
Código do texto: T3733743