O Fruto Podre da Árvore Exuberante
Havia em um belo jardim, uma linda árvore macieira. Era imensa, a de folhas mais esverdeadas, a mais frutífera e de frutos bem maduros, sendo a árvore mais cobiçada. Causava espanto e chamava atenção de todos. Suas maçãs eram bem avermelhadas e redondas. Porém como nem tudo pode ser perfeito havia no galho mais alto um fruto podre, este fora o primeiro fruto á nascer, e nunca caiu. Apesar de ser podre, sempre se manteve firme e forte.
Um dia os turistas passaram a se incomodar com o fruto feio, mesmo tendo outros milhares de frutos. Resolveram então arrancá-lo. No dia seguinte todos pairaram, ficaram pasmos com a cena chocante, a árvore estava totalmente seca, velha, fria, resumindo, horrorosa. Morta! A população não podia imaginar que o fruto podre sustentava-a e toda sua beleza, e que hoje fica somente na lembrança, a grandiosa existência da árvore perfeita.
Moral da história: Assim como no conto, na vida real todos nós somos imensas árvores cheias de frutos, porém todos nós temos uma maça podre em nosso interior, um defeito. E não podemos deixar que outras pessoas nos façam mudar, fazendo-nos tirar de nós mesmo, parte de nós. Para que ao invés de tirarmos um defeito, não nos transformarmo-nos em um defeito. Às vezes é este defeito que nos sustenta. Afinal ninguém é perfeito. Somos todos imperfeitos vivendo de maneira igual.