OS TRÊS CORDEIRINHOS, O LEÃO E O LOBO.
Três cordeirinhos passeavam pela floresta e nem perceberam que já estava noite. A lua brilhava fraquinha no céu e eles espantados apressaram-se para irem para casa. Ao correrem pelo mato adentro, eles viram-se perseguidos por um enorme leão forte e valente. Eles, porém, correram pelas margens de um rio, ali próximo, até alcançarem uma ponte, onde ficaram quietos e escondidos. Um dos cordeirinhos disse aos outros.
- Vamos ficar aqui quietinhos debaixo desta ponte, porque o leão está caçando por nós, pelo caminho ao lado, onde, decerto reflete o clarão da lua. Assim que ele dar trégua à busca, um a um de nós atravessaremos a ponte e voltaremos para a nossa casa de forma segura...
O enorme leão forte e valente procurava pelos três cordeirinhos pelo caminho ao lado das margens do rio, ora farejando, ora ruivando e assustando outros bichos que corriam e voavam para outras bandas. Enquanto isso os três cordeirinhos escondidos debaixo da ponte combinavam a seguinte estratégia.
- Para que o leão não nos veja atravessar a ponte, ficaremos cá escondidos e, cada um de nós atravessará a ponte sozinho, evitando qualquer ruído, capaz de chamar-lhe a atenção.
Quando o primeiro cordeirinho atravessou a ponte cautelosamente, encontrou do lado de lá um lobo velho, mau e destemido que, devido à dificuldade de se enxergar direito, proximou-se dele e farejou pelo ar pacientemente faminto.
- Ora, ora, hoje é o meu dia de sorte. Estou sentindo o cheiro de um cordeirinho novinho, novinho... Vou ter um banquete especial no meu jantar...
O cordeirinho aproveitando-se da oportunidade em que o lobo velho, mau e destemido conversava com a comida, resolveu arriscar um palpite.
- Ora, ora seu lobo, nada sou em vista do meu irmão que lá vem vindo. Ele é bem mais forte, gordo e apetitoso do que eu. Se eu fosse o senhor eu aguardaria por ele, pois será aproveitoso o seu banquete...
O lobo velho, mau e destemido delirando-se com uma carne mais farta e mais apetitosa para o seu banquete, dispensou o cordeirinho, pedindo-o para se alimentar direito e tornar-se forte e gordo para tornar-se o seu baquete em outra ocasião. O cordeirinho foi para casa alegre por ter persuadido o velho, mau e destemido lobo.
No outro lado da ponte, obedecendo-se ao esquema proposto, o segundo cordeirinho atravessa a ponte sem ser visto pelo enorme leão forte e valente. Ao chegar ao outro lado da ponte ele é também surprendido pelo lobo velho, mau e destemido, que logo ao vê-lo, mesmo com um pouco de dificuldade, comemorou.
- Ora, ora, não é que o outro cordeirinho estava certo? Ele disse para eu esperar por você que é bem mais gordinho e apetitoso do que ele. Creio que num golpe só, sou capaz de comê-lo e matar a minha terrível fome...
Como o lobo velho, mau e destemido continuava insistindo a conversar com a comida, o segundo cordeirinho, também nada besta, aproveitou-se de disso para expôr também o seu argumento.
- Ora, seu lobo, o meu irmão magrela disse isso? Ora, ele não deve ter pensado em mim, mas no meu irmão que vem ali na ponte. Ele é bem maior, mais forte e mais gordo do que eu. Ele é o recheio completo da sua janta de hoje e do seu almoço de amanhã...
O lobo velho, mau e destemido dispensou também o segundo cordeirinho e, delirando-se de fome ficou aguardando pelo terceiro. Não demorou muito e o terceiro cordeirinho apareceu todo assustado, porque tinha certeza de que estava sendo perseguido pelo enorme leão forte e valente, qual vinha com suas patinhas mansas pela ponte. Ao ver o lobo velho, mau e destemido em sua frente ele ficou ainda mais assustado, sem saber se corria ou se ficava ali e virava refeição de lobo ou de leão.
O lobo velho, mau e destemido ao ver também com certa dificuldade o terceiro cordeirinho, foi logo advertindo.
- Tive a oportunidade de comer dois cordeirinhos novinhos, novinhos, mas um indicou-me o outro, qual me indicou você. Estou vendo que você é bem maior, mais forte e gordinho do que os outros a que dispensei. Vou comê-lo em um só golpe.
Ao dizer isso o lobo velho, mau e destemido pulou em cima do terceiro cordeirinho para comê-lo em um só golpe. Neste exato momento apareceu o enorme leão forte e valente que ao ver o lobo velho, mau e destemido atacar o cordeirinho, qual ele queria como sua presa, traçou uma briga feia. O cordeirinho fugiu rapidamente pela floresta, indo esconder em sua casa. E dizem alguns bichos por lá que naquela noite o pobre lobo velho, mau e destemido foi devorado pelo enorme leão forte e valente.
Moral da história: "Os fortes devem valer pelos fortes e não pelos fracos".
Quer publicar este texto através da sua editora?
Endereço do autor para contato:
Francisco Rodrigues Júnior
Rua Almandina, 881 – Bairro Lourdes
Montes Claros – MG.
CEP. 39.401-484
e-mails: magnus2@uai.com.br e shikorodrigues@gmail.com