A sereia encalhada e o boto safadão
No fundo de um tal rio, tão negro quanto uma noite sem luar, em meio aos igapós, bodós e pacús, vivia uma menina-mulher, uma cuiã que de poranga só tinhas a unha do pé, a metida Iara, que se achava Cinderela por causa de sua voz doce e afinada,
De hora em hora, em plena a aurora, ou até no por-do-sol, Iara ia para superficie sentar em seu "trono-pedra" e cantar!
Era isso?! Era nada! Na verdade a arretada não podia ouvir barulho de barco,rabeta ou sombra de canoa:
- Meu bodó! veja! um "homi-gente" bem na proa!
E começava "a caça à barra de calça". A pobre mulher ficou pra titia, pra prima e pra toda família de tanto tempo que permanecia encalhada, sonhava com seu príncipe encantado,mas era muito feia e quando conseguia seduzir alguém com suas canções pra baixo d'agua, matava a pobre vítima de susto antes de morrer afogada!
Era assim dia e noite, noite e dia, mas noite do que dia , já que no escuro a "macumba" dela era mais potente.Mal sabia a "sereia do capeta" que seu destino mudaria.
Em uma noite qualquer, um pescador armava sua malhadera, e a "fogo no rabo", de olho na butique dele, se aproximou do bote,
por um instante o homem pensou que um guariba estava dando uma refrescada no couro:
-Espia, que nunca vi macaco nadar. Disse ele assutado
-Sou macaco não senhor, sou a mulher dos teus sonhos!
-Dos meus sonhos que num é mesmo, não acredito em assombração!E mulher eu tenho em casa. O ribeirinho disse com toda razão, pegando o remo e tremendo que nem vara verde!
-Ah! mas lhe garanto que vai gostar de ouvir uma canção?
-Vish, olha filhote de cruz credo, se tu me dé um quilo de jaraqui ficaria mais feliz, mas agora tu vem assutar os peixes, me assutar e ainda quer cantar?!Tenho tempo pra isso não mulher, tenho filho pra cuidar!
-A é?!então venha cá, que agora "tu vai" ver quem de ti vai cuidar!
Iara deu um pulo, pegou o pobre homem pelo pescoço, e levou pra baixo do rio, enquanto ele agonizava e ela cantava,com mais de mil , um tal de um boto tocou a feiosa com uma rabada nas costas, pegou o homem que já estava inconsciente e levou para beira da paria.
-Mas que encherimento é esse,?! Este boto é muito confiado...Quem de teu a permissão de acabar com o meu futuro noivado?!
-Olha já! Mas não to dizendo, para seu governo aquele pobre pescador nunca que iria casar contigo, nem cego fica com coisa tão feia!
-Seu abestado, e tu?! quem é a louca que vai te querer? Em terra, a noite, pode até ser, mas depois, fica fedendo a pitiú e mais liso que um surubim! Fora, que tu é muito safado!
-Eu?!
-Tu mesmo, sai pras festa e pega tudo quanto é mulher, deve ter um milhão de filhos, tu é um a rretado.
-Não sou!
-É sim!
-Não sou!
-É sim!
-Não sou!
-É sim!
-Pois fique sabendo, que eu irei me casar amanhã a noite.
-Hahahaha! Faz me rir, fedorendo, nunca que "tu vai" casar primeiro que eu!
-Para tua informação, este homem que salvei é o pai da noiva, não posso casar com minha deusa sem a benção do pai , e ai serei humano para sempre!
-Ah, ta explicado o motivo do casório, dando o golpe do baú seu sem vergonha!
-Eu vou me casar e tu?! que vai morrer sozinha e feia!
- Pois eu aposto que ainda vou achar meu noivo e vou me casar antes do por do sol.
-Apostado!Se eu ganhar, tu vai ter que parar de cantar
-Apostado! E se tu perder, vai para de ir para as festas!
E a aposta da encalhada com o gostosão do interior tava feita, mas, porém , contudo,toda via,o boto sem vergonha tava só de “embromeition” para o lado da Iara, que como milhares de mulheres caiu da rede do malandro, não haveria casório, nem noiva, nem pai da noiva, era tudo “171” do filho de uma “peixa”! E como diria meu avô, só deu para o rabo dele, tinha até a noite para achar uma louca e fingir um casório com buffet, buquê e budalêlê:
-Pelos bigodes do candiru!Onde vou arrumar uma esposa?!Um casório?! lá se vai minha noites de festas.Disse o boto que sabia a macacada que tinha aprontado.
-Eu poderia lhe ajudar caro amigo.Disse um bodó , que por milagre e muita força de vontade emergiu das profundezas do rio.
-Mas "tu"?!Não sei como.
-Simples, a Iara disse “antes do por do sol” ,“tua festa” seria a noite , só é "tu impedir" a Iara de achar um noivo “até o por do sol” você irá ganhar, ela não seria convidada para festa mesmo.
-Olha só, para um casca grossa, senhor Bodó, "tu ta" bem espertinho.
-Agora vá dormir, que amanhã vamos resolver este problema.
Agora a baganha estava feita, o boto enganava a Iara,que era enganada pelo bodó, que estava enganando os dois.
Depois que deixou o safado dos rios dormindo, o cascudo meia boca foi até a sereia do capeta para lhe consolar:
-Ai bodózinho, o que vou fazer ?!Nunca vou achar um noivo até o pôr do sol, sou muito feia nem um homem me quer, a única coisa que sei fazer é cantar e se perder pro boto, nunca mais vou poder fazer isso.Agora lascou-se!
-Lascou-se nada Iara, tu é feia, tem cara de morta, mas não tá. Ó tu vais pegar um homem e encher ele de cachaça, depois, ele vai ta bebado mesmo, tu dizes que ele é seu marido, você vai ganhar, certeza!
-E não é que é!
E assim foi feito.Veio a aurora, trazendo o sol, o boto já tinha tudo armado para não deixa a assanhada conseguir o partidão, estava tudo no esquema, era vale tudo, UFC do rio negro:
-A Iara assanhada vai aprender a nadar do meu jeito!
Na outra margem estava a sereia feia com o bodó espertalhão tentando achar um pamonha que não resistisse a um piga da braba:
-Onde tu conseguiste esta cachaça bodó?!
-Oras, com a Caipora! Ela estava me devendo um favor.
-Já deveria saber que a pinguça tinha! Espia que la se vem um homem.
-Vai ser ele mesmo!
-Mas se ele me ver vai sair correndo assustado com a minha cara!
-Então apenas cante que ele fica besta e vem sem nem perceber. Enquanto isso, vou bem ali e já volto.
Iara pois se a cantar, e toda mata fez silêncio para ouvir a feiura em pessoa cantar tão perfeitamente quanto o Uirapuru, o homem ouviu, os pássaros ouviram, os peixes ouviram e até o boto que tava do outro lado do rio ouviu:
-Mas que voz mais bonita, não creio que seja da Iara, nunca havia parado para ouvi-la cantar.
-Linda voz, né?!ouvir boatos que a jaguatirica me contou, que quando ela achar o amor de sua vida, vai ficar tão feliz que será transformada em beleza pura. Mas é claro que isso não vai acontecer né, por que você não vai deixar de curtir sua festa para ver a Iara ficar linda e feliz com um homem que ela conseguir, por isso não demore muito, Vou bem alí e já volto.
Depois de ir e voltar mais rápido que um foguete, o bodó chegou ao lado da sereia e ajudou a arrumar o homem, que ficou tão bêbado que desmaiou na hora.
-Égua, que homem mais fraco Iara!
-Também, tomou a cachaça da Caipora.
-Ta agora eu vou chamar o Boto pra cá e então tu mostras pra ele,não vejo a hora dele pagar por tudo que ele aprontou.Sabe, vou te contar um boato que a Jaguatirica me contou, dizem que se ele casa com o amor da vida dele, vai se tonar um homem vistoso e justo, mas é claro que isso não vai acontecer, você vai ganhar a aposta e ele não vai poder pisar nunca mais em terra nem uma.
A Iara pensou na ipotese do Boto ser um homem de bem, e ainda por cima vistoso como os “homi-gente” que tanto sonhava e por um instante não queria que ele se ferra-se só queria que sua fama de , velha, feia e encalhada acabasse logo.
Lá se foi o Bodó atrás do Boto, com um sorrizo maroto em seus olhos, afinal a sua operação, estava dando certo:
-Meu amigo boto corra, que a Iara estar com o “homi-gente”.
O Boto correu, e não acreditou que tinha perdido a maior cantora da floresta, e futura gostosona do rio, para um homem humano que mal sabia nadar:
-É Iara devo concorda que você ganhou, e devo lhe confessar uma coisa.Disse o Peixão agora tristinho para a Iara.
-Obrigada, mas devo lhe contar uma coisa também.
E os dois confessaram, que tudo era uma furada, nunca houve e nem haveria casamento, muito menos o futuro noivo de sereia canhão, e então se entenderam até bem demais.
A Iara pois se a cantar de felicidade e o Boto a dançar, ela não ficou mais bonita e nem ele virou um homem vistoso, mas viram que a parte interior de ambos era o que tinha maior valor e foi assim que a maior cantora do rio e o maior dançarino das festas se apaixonaram e viveram felizes e honestos para todo sempre.
E o Bodó?!Foi parar na panela do ribeirinho depois!
FIM