Livro Suspence

A arvore que chorava.

Havia numa fazenda uma arvore gigante que a chamava, Juazeirão.

Na verdade no sertão nordestino há uma arvore chamada juazeiro,mas essa arvore não era juazeiro.

Ela dava frutos parecido com o do juá que era muito gostosos.

O juazeirão cituado à beira da estrada,encobria uma parte da passagem onde as pessoas iam e vinham.

A arvore era o ponto de descanço para os animais, por sua enorme sombra.

Certo dia uma mulher que passava debaixo da arvore viu que seus galhos se mexiam lentamente, sem que houvesse ventos.

Ficou surpreza observando aquilo sem temer,pois ali debaixo já servira de moradia para retirantes e ciganos .

Por longos meses,enquanto uns se retirava a arvore recebia novos

moradores.

Era uma epoca que havia muitos ciganos retirantes naquela

região.

Maria ao chegar na casa mais proxima,plac plac plac ô de casa!ôôô de fora!Sai uma senhora com os cabelos espetados,bom dia falou com os olhos retorcido.

Ô vizinha? eu vinha passando debaixo do juazeirão e os galhos balançaram? parece até que o vento soprava,mas não ventava, ai... eu eté fiquei assustada.

A mulher tranquila olhou para o lado disse:é mesmo?Há, mas é o vento mesmo,ou então talvez ela quer falar?ou se não é isso,ela quer que eu a corte, queime a lenha no meu fugão.

Maria assustada,vije maria creio em Deus pai!não faz isso não mulher?

Maria seguiu seu destino.Mas a mulher curiosa ,foi até a arvore queria colher alguns frutos.

Chegando ao tronco do Juazeirão falou para a arvore com ironia:Balança! agora que eu quero vê, cair muitos frutos?para eu não levar frutos podres do chão para casa?Antes que terminasse de falar uma rajada de frutos cairam sobre a mulher que ficou apavorada para correr,mas não conseguiu dali sair, pois suas pernas ficaram prezas.

Afogada nos frutos ela desmaiou sobre eles e ficou.Enquanto isso, um choro de criança saia do seu enorme tronco.

Como era de costume a mulher colher frutos naquela arvore todos os dias,seus filhos ao procurarem,foram até o juazeirão e a encontraram e a retiraram mas ficaram surpresos,havia caído um fruto dentro da boca da mulher,e ela não conseguia falar.

Desse dia em diante somente três pessoas ouviram a arvore chorar. Muitas pessoas aiam ate lá para colher frutos doces e saborosos.

E temiam falar algo com a arvore só a elogiavam,seus bons e abundantes frutos os afeiçoavam a irem mais vezes para colher-los.

Depois de alguns anos a arvore começou secar seus galos e cair as folhas.

Seus frutos acabaram,e o juazeirão morreu.

Naquele local, o dono das terras plantou outras arvores frutiferas como: cajazeira,mangueira,cajueiro, mas todas morreram.Nenhuma vingou.

Não se deve duvidar de nada, muito menos esnobar, humilhar de algo que não entendemos,nem mesmo da natureza.

Como também saber que ninguem é substituivel ,nem uma arvore ,elas são como a gente.

Preserve a Natureza nós dependemos dela.

www.fatimacoelhosoar.net

escritorafatimacoelhosoar
Enviado por escritorafatimacoelhosoar em 25/02/2012
Reeditado em 08/08/2018
Código do texto: T3520317
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.