A RAPOSA E A CADELA

Todos os dias pela manhã a cadela Mimi acordava cedo comia sua ração , enquanto Iara sua parceira de vida colocava uma passadeira, e um lacinho na extensa pelagem caramelo e saiam para o rotineiro e prazeroso passeio pelo bosque Rodrigues Alves .

No Bosque Mimi tinha encontros com outros cães, macacos, peixes, cobras e até passarinhos, enquanto Iara tomava um delicioso sorvete Romeu e Julieta da kairu enqyanto conversava com Ícaro, o rapaz da bilheteria do Bosque.

Numa manhã Mimi adentrou a vasta floresta, aliás em desobediência a Iara que só admitia que ela ficasse ali em volta da lanchonete onde dava pra ser vista, mas nesse dia Mimi teve uma atitude atípica de ir além e quando se deu conta não conseguia ver onde estava a Iara e sentiu se perdida e desesperada começou a procurar pela doce Iara, estava ela farejando na tentativa de encontrar sua marcação de território nas árvores e ir até o local onde estava Iara, quando a raposa rindo falou:

_ Cadela tola, não posso crer no que vejo, aí, aí, seja esperta, pare com isso, fique livre da prisão.

- Veja nós as raposas somos famosas pela esperteza, não estamos presas por sentimento a ninguém e vocês cães vivem a vida com essa besteira de ser e ter melhor amigo, principalmente o Homem o pior animal do mundo, o mais ambicioso e avarento ser.

A cadela respondeu:

_Nao, somos tolos somos leais, amigos e temos discernimento entre a pessoa boa e a pessoa ruim, a Iara e das boas, é bem humana e dela recebo em troca a amizade que dou, e minha essência, minha natureza é ser fiel e companheira, hoje falhei e preciso voltar logo, não posso perder tempo por aqui.

- Só posso lhe avisar cachorrinha que cobri todos as suas marcações territoriais que lhe levariam de volta, seu faro não poderá sentir nada além do cheiro da raposa por todos os caminhos, fiz isso pra lhe dar liberdade de verdade e também porque não entendo de amizade, o que me move é esperteza e isso me mantém viva e feliz , disse isso sorrindo da cadelinha que estava triste.

Passado o dia todo perdida e chagada a noite, Mimi ouviu o choro da Iara aí mesmo tempo que chamava

- Mimi, Mimi estamos aqui venha querida.

Ao ouvir isso Mimi correu ao seu encontro e dos grupos de busca que estavam a sua procura .

Pulou em Iara com lambidas e abraços e juntas voltaram para casa.

No caminho de volta viram a raposa caida no meio da estrada, Mimi correu em direção a pobre raposa, que estava ferida de um tiro de raspam na pata, ela lambeu a pata e latiu chamando Iara que entendeu o olhar de pedido de ajuda , ela logo compadeceu se e pegou a raposa em seus braços, até ser atendida pelo veterinário.

No dia seguinte Mimi e Iara foram visitar a raposa que já se encontrava bem. A raposa olhou para Mimi e disse:

_Obrigado.Agora entendo que é melhor ter amigos fiés e verdadeiros do que ser esperta.

A cadela respondeu:

_Amizade e lealdade é melhor que esperteza sim, quer ter duas amigas ?

E nisso as três abraçaram se, selando a amizade.