CONVERSA FIADA

CONVERSA FIADA

Quero na oportunidade enaltecer “in memorian” à pessoa do senhor João faz tudo, pai do nosso saudoso amigo Cafita. Homem simples, mas de uma inteligência rara, o qual nas suas estórias trouxe-nos bastantes alegrias.

Contavam os mais antigos, quando eu ainda era criança, estórias do lendário senhor João faz tudo. Dentre muitos estas jamais se apagaram de minha memória. Dizia o conto: certa vez o senhor João foi caçar juntamente com seu filho Isaú, quando de repente deparou-se à beira de uma lagoa com um bando de marrecas e como estava no final da caçada tinha apenas um tiro, aí então, ele pensou, que posso fazer com tantas marrecas? Eis que como um raio veio em sua memória um pensamento: vou dá um tiro para o alto, que de pronto executou. Para a sua surpresa e de seu filho, não voou nenhuma das aves. Aí eles aproximaram-se do bando e ficaram pasmos e estarrecidos ao verificarem que todas estavam de asas para o alto e completamente imóvel. Por um instante hesitaram não sabiam o que fazer, mas com a astúcia e perspicácia de velho caçador resolveu prender as marrecas pelos pés nos seus respectivos cintos. Por um momento a alegria tomou conta com a sua proeza e a empolgação tinha seu dia de glória. Começaram o seu intento e foram pegando uma a uma e prendendo nos cintos. Aí como Isaú era um menino pequeno e franzino as marrecas alçaram vôo com ele. Seu João entretido com tanta caça, não percebeu logo o que tinha acontecido com seu filho. Quando se deu por conta Isaú já estava quase tocando nas nuvens. Contava o velho caçador, que na época ele era ainda jovem e tinha os pulmões muito fortes e pôs-se a gritar com toda a sua força, quebra uma asa Isaú. Aí o menino ouvindo a mensagem começou a executá-la, que para encurtar a conversa fiada, quando ele quebrou a asa da última marreca estava pousando no quintal de sua própria casa.

Itapipoca cidade natal do senhor João faz tudo, é conhecida como cidade dos três climas, por ser privilegiada com um relevo de praia, sertão e serra e influenciando de certa forma em seu clima. Contavam também em outra estória, que o senhor João era muito observador e curioso e diziam que certa feita ele começou a observar que todo dia passava um avião voando baixo por cima de sua casa e pousava em um serrote próximo dali. Sabendo que lá não havia campo de pouso, certo dia ele não se conteve e resolveu verificar o que aquele avião estava fazendo lá, que para sua surpresa encontrou um avião parido com três aviõezinhos novos. Vale ressaltar a curiosidade destas estórias é que ele contava sério e não admitia que ninguém dissesse que era mentira.

ChicoMesquita
Enviado por ChicoMesquita em 19/08/2011
Código do texto: T3169816
Classificação de conteúdo: seguro