UMA CARTA PARA MARIANA.

CONTOS MÁGICOS 2

“As aventuras de Laura, uma borboleta mágica e de Serena, uma camaleoa contadora de histórias, continuam... Não deixe de conferir cada momento, reflexão, num mundo mágico, mostrando a realidade com muita fantasia e imaginação”

O autor - Rogério José Martinelli

Uma carta para Mariana.

Mariana, coruja, bonita, sua mãe queria chamá-la de Ana e seu pai de Maria... enfim, como não houve acordo, despontou a Mariana. Sapeca, pequenina, devorava páginas e páginas dos livros da biblioteca da floresta mágica.

___ Chega, Mariana! – dizia Dona Dalíria – Desça daí, Mariana!

___ Já vou mamãe! Descerei assim que encontrar o livro das “Garcinhas Notáveis”!

___ O que é isso, minha filha! Mamãe já disse que são histórias inventadas pela bicharada!

Dona Dalíria era uma coruja, dona da biblioteca, e vivia atrás de Mariana e de suas travessuras.

___ Achei, mamãe! Achei! Viva! Eu não disse!

De fato, lá estava o livro e, com ele, Mariana, que virava página por página para saber das histórias mágicas! Encontrou diversas anotações sobre Laura, uma borboleta mágica e de Serena, a camaleoa contadora de histórias. Mariana, entre uma linha e outra, desvendava o poder do fio mágico de Laura.

___ Mamãe! Você já imaginou se um desses fios mágicos caísse em mãos erradas?!

___ Mariana, são somente histórias. Estes fios nunca existiram, minha filha!

Mariana pensava diferente de sua mãe... imaginava a grande responsabilidade que caberia aquele que possuísse um fio dourado de Laura! As “Garcinhas Notáveis” relataram uma historinha um tanto curiosa...

“Certa vez, as árvores da floresta mágica negaram-se a fornecer a matéria-prima que formava os livros! Elas diziam que caule algum viraria papel; algumas faziam horas e horas de discurso e, a cada palavra, um lamento, uma tristeza... Elas diziam que tanta gente, tantos bichos nunca liam nada; havia sempre livros e livros empoeirados nas bibliotecas! Não vamos dar mais nada! A partir de agora, papel vai ser coisa rara! De museu!

Mariana ficou indignada com este protesto. E como iam ficar aqueles que amavam os livros, a magia, os dramas, as aventuras, os sonhos, a escrita, enfim!

Felizmente, um novo capítulo seria escrito...

“ Contam as Garcinhas Notáveis que com a falta de papel, as árvores passaram a ganhar respeito; a bicharada aprendeu a reciclar papel e valorizou cada folha nova produzida, num ciclo contínuo. Após algumas reuniões no conselho da floresta, resolveram identificar as espécies de árvores que poderiam, de forma planejada, fornecer a matéria-prima para a produção do papel! Assim poderiam retornar às casas, às escolas e, com grande alegria, às bibliotecas em formas de livros educativos e de real valor para a formação de todas as novas gerações desse planeta mágico.”

___ Que maravilha! – exclamou Mariana. Bom saber que a esperança é um sentimento tão saboroso quanto os quitutes de Dona Dalíria!

Bem próximas dali, Laura e Serena comemoravam a magia da escrita nas realizações da pequena Mariana. Amanhã, bem cedinho, Mariana receberia uma cartinha contendo um fio dourado para alimentar sempre as mágicas aventuras em seu mundo e brindar a literatura!.