O PLANETA SEM MEMÓRIA

CONTOS MÁGICOS 2

“As aventuras de Laura, uma borboleta mágica e de Serena, uma camaleoa contadora de histórias, continuam... Não deixe de conferir cada momento, reflexão, num mundo mágico, mostrando a realidade com muita fantasia e imaginação”

O autor - Rogério José Martinelli

O planeta sem memória.

Depois de mais uma noite de histórias encantadas, Serena refletia sobre a magia de suas palavras e o impacto que elas deixavam na vida dos pequeninos animais da floresta, de seu planeta azul e verde... Experiência vivida ou imaginada não importava; se o fio mágico de Laura fosse ou não o responsável, passava a ser apenas mais um detalhe nessa vida maravilhosa e enigmática... O importante, lá no fundinho, era utilizar as informações, retirando as palavras da memória na hora certa para usá-las e dar o efeito desejado; num processo energizante de amor e tributo à felicidade de cada criaturinha na floresta mágica. Esses pensamentos fizeram com que Serena se lembrasse de uma lenda vinda de um planeta não tão distante do seu....

“O Planeta Sem Memória! Isto mesmo! Qual era o nome mesmo?! Vocês veem, era só tentar se lembrar dos detalhes e a memória falhava... Ah! Estava falando do Planeta Sem Memória! Era uma vez... ih! Esqueci de novo! Na verdade, estou só brincando com as palavras e idéias para dar o sentido exato do que acontecia naquele planeta... No início, esse tal planeta era conhecido como a Terra da Sabedoria... governado pelo inteligentes botos cor-de-rosa do Rio Preto; eles se comunicavam, telepaticamente, numa rede única... Sendo que o desejo de cada um era imediatamente executado pelo próximo e assim, sucessivamente, boto a boto, formavam um conhecimento único de sabedoria e reflexão. Essa sabedoria vinha das gerações anteriores há milênios e era replicada a cada nova geração. Os botos tinham o controle perfeito e harmônico sobre todos os seres do planeta, preservando os rios, lagos, florestas como numa orquestra! Até que um dia.... O Sr. Boto Educador, responsável pelos métodos e ensinamentos do complexo e perfeito sistema de ensino do planeta teve uma idéia! Porque ser apenas um Sr. Boto Educador se ele poderia, com todo seu conhecimento, ser o rei do planeta?! Era isso mesmo! E sabem o que ele fez?! Mexeu exatamente nos registros da memória... A partir daquele momento, abriu as portas para que cada grupo de ser vivo pudesse montar sua própria escola; poderia organizar-se como quisesse... estava desfeita a estrutura tradicional de ensino! Viva a nova década! Assim, os pássaros do planeta não mais freqüentariam as escolas... preferiram viver a vida a cantar, aperfeiçoando o canto... apreciando a beleza do pôr-do-sol... Aprender outras coisas pra quê! – pensavam os pássaros... Os macacos por sua vez, resolveram educar através de brincadeiras; pulavam pra cá e pra lá, o dia todo. As raposas se organizaram em escolas de formação militar, só pensavam em disciplina e defesa de seu grupo. Do outro lado dessa história, o Sr. Boto foi aclamado como o Rei-Boto do Planeta da Sabedoria. As coisas pareciam estar caminhando bem... a não ser por um detalhe... como rei, o Sr. Boto, poderia apagar os registros da memória! Isso mesmo! Ele queria um povo sem memória... a cada amanhecer naquele planeta, ninguém se lembrava do que havia comido, bebido, feito, sonhado... assim, todo dia, as coisas se repetiam da mesma forma; exceto para o Sr. Rei-Boto que colhia os frutos produzidos por cada espécie e acumulava riquezas... Os demais, simplesmente, passavam pela vida e morriam pouco a pouco, sem saber quando tinham nascido, quem tinha morrido ontem; quem eram seus entes queridos, aonde haviam guardado seus mais preciosos sonhos e realizações...”

Que triste essa história, pensava Serena, imaginem quanto mal poderia existir em um único ser, manipulando um bem tão precioso... a memória! Através dela trago as lembranças das histórias mágicas de todos os cantos do universo; movimento energia através do poder das palavras, mantendo a educação adequada a cada criaturinha do planeta. A mudança estava dentro de cada um, faça sua parte que eu faço a minha! Outro dia, contava à Laura que seu fio mágico jamais poderia atender os desejos de um tal Sr. Boto Educador... A vida, em sua própria evolução, saberia dar o tom certo às mudanças a cada momento... Serena sempre se preocupava... alguns pequeninos mostravam-se muito centrados neles mesmos e esqueciam-se de que há limites para tudo! Todos precisariam contribuir com os outros de cada grupo. A educação e as melhores lembranças estavam servindo de base e garantiam a vida em seu Planeta Azul e Verde... Estava na hora de pedir a sua amiga mágica, Laura, um pequeno presente... seu Planeta não cairia no esquecimento...

O tempo passou... Laura e Serena mais uma vez, reuniam os pequeninos para contar uma história que a memória se encarregaria de transmiti-la às futuras gerações; registrando em livros e conversas, informações e meios educacionais, as memórias do Planeta Pensante! Palavras como: educação, preservação, natureza, vida, crescimento sustentável, amor e muitas outras jamais seriam esquecidas! Elas formariam uma rede contínua de reflexão, numa troca constante de amor e respeito, tudo pela qualidade e sobrevivência desse maravilhoso e querido Planeta Azul e Verde.