Entre Palhas e Folhas
Era uma vez, em um lugar muito bonito, cheio de árvores frondosas e viçosas. Lugar este, onde era muito gostoso de apreciar. E, lá estavam três árvores distintas: um coqueiro, uma laranjeira e uma goiabeira.
E lindas como elas só, ali estavam sempre verdes aproveitando a cada instante, os raios de sol, a brisa, as chuvas que as refrescavam com muito carinho. E assim iam crescendo, viçosas, frondosas , aliás, muito bonitas por sinal.
O coqueiro era o mais vaidoso, orgulhoso por suas palhas verdes, aliás, ele se amava e, sempre que a brisa chegava, lá estava a balançar suas belas e longas palhas aproveitando cada instante de sua vida: aproveitava o sol, a chuva, a brisa, enfim, o coqueiro sempre estava de bem com a vida. Mas suas vizinhas, a goiabeira e a laranjeira estavam sempre a criticar: chamava-o de metido, orgulhoso, vaidoso, achava que ele gostava mesmo era de se mostrar, exibir suas palhas atrapalhadas, segundo elas. Entretanto o coqueiro não ligava para aquelas encrencas, continuava sua vida com sua maneira de ser.
Mas um dia, veio uma chuva bastante intensa e, trouxe consigo um bravo temporal que torceu algumas palhas, chegando até a quebrar outras palhas do lindo coqueiro. E ele é claro, ficou doente, não tinha mais a alegria de antes, sendo que, as duas vizinhas, a laranjeira e a goiabeira ficaram a cochichar e falavam baixinho: veja só, agora queremos o ver exibir estas horrorosas palhas, comentários delas. Mas a goiabeira dizia para a laranjeira: eu acho melhor você deixar de ser tão espinhosa e tratarmos de cuidar dele, afinal, este lugar perdeu toda beleza que tinha, você não acha? A laranjeira, com todos seus espinhos, falou à sua amiga: se você quiser cuidar dele, vá sozinha, eu não estou, nem um pouco interessada em ajudá-lo. Mas a goiabeira com toda sua doçura, aos poucos convencera a amiga e foram cuidar dos ferimentos do coqueiro.
E passando-se todo aquele incidente, o coqueiro já recuperado e, muito grato as suas vizinhas disse-lhes: ¬---imaginem, se todas as árvores fossem iguais a mim, teriam se machucado também. Ser diferente tem lá suas vantagens, afinal de contas, vocês têm folhas lindas e podem muito bem ficarem aproveitando a brisa, as chuvas,e tudo que a natureza oferece, é só querer apreciar.
Pensem bem, se todas as árvores fossem iguais, a floresta não teria a beleza que tem. Aliás, as nossas diferenças são quem fazem o mundo do jeito que ele é: com elementos antagônicos, distintos, singulares, porém elementos necessários para a existência de todos nós.