Pavão na cabeça!
Era uma vez um macaco que não ligava para riqueza, apenas para a diversão e coisas que lhe proporcionassem felicidade imediata.
Um determinado dia, ele se cruza com o pavão, seu oposto; todo chique, este se mostra em belas penas e diz:
- Saia da frente, seu animal imundo!
O ofendido ficou muito triste porque ele é um pequeno macaco, que simplesmente quer(ia) fazer amigos e/ou reatar amizade com o pavão.
- Peraí, mano, MENAS! 'Animal imundo' é demais. A gente tinha uma história no passado, tá lembrado? Por que esse 'estrés' agora?
- Simplesmente porque não me misturo com animais do seu tipo.
- Essa é boa, agora, só me faltava cruzar com um preconceituoso de marca maior, um macacofóbico, que se acha o rei da penugem e da cocada preta...
Ao dizer isso, começou a armar um temporal. Uma ventania absurda se formou ;então, os dois começaram a brigar, eram só pelos, penas e a forte ventania... Quando menos se esperava, os cúmplices do pavão chegaram: o galo e a cobra.
- Credo! Toda vez que Boko topa com Adônis, uma tempestade acontece, comenta o galo.
- Boko, Adônis? De quem você tá falando? - pergunta a cobra Colé, devoradora assumida de picolés.
- Dos dois! - diz o galo: Boko, o macaco; Adônis, o pavão... não me diga que não sabia?!
De repente, o urso Milico, policial da floresta, sente o conversio, chega (querendo botar ordem no pedaço, mostrar serviço) e leva os dois, o macaco e o pavão, para a jaula. Colé e o galo Interjetivo ficam lá embasbacados; ela com o picolé e ele com um cesto de exclamações. Belos cúmplices! Engraçada cena!
- Wait a minute, Mr Milico! Take it easy! O senhor tem de mudar o seu conceito de ordem: jaula, prisão e cárcere são métodos desgastados, métodos do passado. Ora, faça-me o favor! Nós estamos no século 21, manifesta-se firmemente o pavão.
- Pois é, concordo com o meu aminimigo - diz o macaco. A gente vai ficar assim? Por quê? Por quanto tempo?
- Só Deus sabe. - diz o urso.
- Engraçado, ele que prende, depois põe Deus no meio... diz um grupinho animalesco insatisfeito, 'os de última hora, a turma do deixa disso' que parava para assistir à confusão...
- Quietos! Se não vai sobrar pra vocês também! Quem manda aqui é o Milicão! E estou com Deus e não abro, sem mais discussão!- esbraveja o Ursão.
Algum animalzinho desavisado quis fazer parte do coro dos atrasados e injustiçados, mas foi logo repelido pelos demais com um convincente 'PSIU, fica quieto!'
Passam-se semanas e agora o macaco - depois de negociações - juntamente com o pavão tornam-se livres e novamente amigos. Um dia, um vai para a toca do outro; depois, o outro vai para a toca do um... além de visitarem também os parques e o Antropológico juntos. Alguns anos depois, o pavão é chamado para fazer o filme 'Dr Dollipol', no qual um animal aprende a falar humanês e acaba deixando o macaco sozinho de novo, apesar de ainda se dizerem amigos.
MORAIS DA ESTÓRIA:
1å) Nem tudo que acontece no passado, ocorrerá no futuro.
2å) O pavão de ontem nunca será o de amanhã.
3å) O macaco de galho em galho revê seus conceitos.