Respeite as diferenças

Na fazenda riacho havia o cachorro fiel e o gato preguiça. Fiel cuidava da fazenda, ajudando o fazendeiro dia a dia. Por outro lado, preguiça estava sempre deitado lambendo-se.

— Mecha-se bola de pelo, gritava fiel

— Não preciso sou criado para enfeitar a casa e agradar à senhora, respondia com tom sarcástico.

— Até as formigas trabalham, só você é lento, imprestável e preguiçoso, não perderei meu tempo falando com você.

Preguiça se espreguiçou e continuou a lamber-se, aquilo irritava fiel. Todavia o que preocupava fiel era uma raposa esperta que procurava uma oportunidade para apanhar uma ovelha. Numa tarde de verão fazendeiro e cão saem para caçar e a senhora para as compras, a raposa viu sua oportunidade finalmente chegar, feliz colocou seu plano em ação. O gato estava esparramado no sofá entediado resolveu tomar um pouco de leite, olhando pela janela viu a raposa e entendeu o perigo que as ovelhas estavam correndo, tentou desviar a atenção da raposa, mas em vão a raposa ria dele e continuava seu engenho, o gato sentindo-se vencido correu para onde fiel estava.

— Fazendo exercício?

— Não é hora de sarcasmo, as ovelhas correm risco...

— A raposa?

— Sim, tentei afastá-la, mas fracassei.

— Não fracassou, essa tarefa é do amo.

Fiel começou a latir e a correr, o fazendeiro correu atrás dele pressentindo o perigo. Ao chegarem à fazenda encontraram a raposa dilacerando uma ovelha, o fazendeiro atirou na raposa que caiu imóvel ao lado da ovelha morta. Fiel ganhou um afago do senhor numa demonstração de gratidão, porém fiel sabia que o crédito deveria ser dado ao gato.

— Obrigado

— Não precisa agradecer esse é meu lar e vou proteger a todos quando necessário.

— Fui injusto com você.

— Só esqueceu que cada um tem uma natureza, você não daria a alegria que dou à senhora e eu nunca seria útil ao amo.

Daquele dia em diante o cão e o gato viveram em harmonia, respeitando um ao outro.

Moral da história: não julgar outros, não desejar que os outros sejam como nós queremos que eles sejam, ser paciente entendendo, aceitando e respeitando as limitações dos outros.

Marya Ferreira
Enviado por Marya Ferreira em 01/01/2011
Reeditado em 28/07/2021
Código do texto: T2702646
Classificação de conteúdo: seguro