Panis Et Circenses (Decrescendo)

Pão e circo

nos debates,

nas televisões

e nos rádios.

Pão e circo

para manter o povo

distraído e alienado.

Pão e circo

para engajar, lacrar e lucrar.

Pão e circo para nos manipular.

Denis, O Dreamaker.

17/09/2024-09:26

Nota do Autor 01: esse texto foi inspirado nesse abominável espetáculo que tenho visto nos debates políticos, meios de comunicação, redes e mídias sociais.

Nota do Autor 02: “Panis et Circencis” é uma canção de autoria de Caetano Veloso e Gilberto Gil gravada em 1968 pelos Mutantes em seu primeiro álbum intitulado “Os Mutantes”. No mesmo ano, com um arranjo ligeiramente diferente, também foi lançada como a terceira faixa do álbum-manifesto “Tropicalia ou Panis et Circencis”.

Tenho criado alguns textos em um estilo que decidi chamar de “Decrescendo”. As regras para esse estilo são simples:

1 – O título pode (ou não) ser inspirado ou repetir alguma parte do texto e precisa estar escrito (Decrescendo) ao seu lado.

2 – A estrutura do texto é composta por estrofes (com ou sem rima) que vão diminuindo uma linha a cada estrofe. Exemplo: 5, 4, 3, 2, 1 / 4, 3, 2, 1 / 3, 2, 1 (sendo essa última forma a mínima aceitável).

3 – A última linha complementa, resume ou conclui o texto como um todo.

4 – Citar o nome do criador do novo estilo e se possível, o link desse texto contendo as regras.

Gosto de pensar nesse estilo de texto como algo que vai crescendo “ao contrário”, sendo que a última linha simboliza o clímax ou o ápice do texto em si. Apresentei essa ideia no grupo de whatsapp chamado “Inter[acões]” (saiba como entrar nele logo abaixo) e a escritora Ana Pujol me encorajou e incentivou a criar esse novo estilo literário/experimental.

Está lançando o convite e o desafio: vamos criar textos no estilo Decrescente?

Colegas do Recanto, estou criando um grupo do whatsapp no qual os escritores poderão conversar e interagir sobre os seus processos criativos, produzir interações e textos em conjunto. A ideia principal é derrubar fronteiras e barreiras entre nós. Deixem seus contatos pelo meu formulário de contato ou nos comentários (os comentários são moderados e serão apagados a fim de preservar a privacidade de todos). Ideias se alimentam de ideias. Vamos nos alimentar?

Confiram outros textos inéditos de minha autoria:

Zona Literária: https://minhazonaliteraria.blogspot.com

Terra dos Sonhos: https://sonhosdesperto.blogspot.com

Luso Poemas (Portugal): https://www.luso-poemas.net/modules/news/index.php?uid=17029

Caso gostem dos textos, curtam, comentem e divulguem!!!