Poucos serão capazes de… (Decrescendo - Novo estilo literário)

Poucos serão capazes de… (Decrescendo)

Poucos serão capazes

de escutarem o meu grito

que nasce mudo

e morre calado

na garganta.

Poucos serão capazes

de vislumbrar as tristezas

e as dores que trago

no peito.

Poucos serão capazes

de perceber toda a minha

imensidão e profundidade.

Poucos serão capazes

de me enxergar de verdade.

Poucos serão capazes de me compreender.

Denis, O Dreamaker.

11/09/2024-09:43

Nota do Autor : acho que nunca coloquei tanto sentimento e verdade em um texto quanto coloquei nesse. Sabe quando a gente escreve um texto que nos traduz? Que nos descreve? Que nos desvenda? Que nos expõe de maneira tão nua e crua, que chega a ser constrangedor e perturbador? Pois é… é esse o caso desse texto.

Decrescendo (Novo estilo literário/experimental)

Tenho criado alguns textos em um estilo que decidi chamar de “Decrescendo”. As regras para esse estilo são simples:

1 – O título pode (ou não) ser inspirado ou repetir alguma parte do texto e precisa estar escrito (Decrescendo) ao seu lado.

2 – A estrutura do texto é composta por estrofes (com ou sem rima) que vão diminuindo uma linha a cada estrofe. Exemplo: 5, 4, 3, 2, 1 / 4, 3, 2, 1 / 3, 2, 1 (sendo essa última forma a mínima aceitável).

3 – A última linha complementa, resume ou conclui o texto como um todo.

4 – Citar o nome do criador do novo estilo e se possível, o link desse texto contendo as regras.

Gosto de pensar nesse estilo de texto como algo que vai crescendo “ao contrário”, sendo que a última linha simboliza o clímax ou o ápice do texto em si. Apresentei essa ideia no grupo de whatsapp chamado “Inter[acões]” (saiba como entrar nesse grupo logo abaixo) e a escritora Ana Pujol me encorajou e incentivou a criar esse novo estilo literário/experimental.

Está lançando o convite e o desafio: vamos criar textos no estilo Decrescendo?

Denis, O Dreamaker.

11/09/2024-10:56

Colegas do Recanto, estou criando um grupo do whatsapp no qual os escritores poderão conversar e interagir sobre os seus processos criativos, produzir interações e textos em conjunto. A ideia principal é derrubar fronteiras e barreiras entre nós. Deixem seus contatos pelo meu formulário de contato ou nos comentários (os comentários são moderados e serão apagados a fim de preservar a privacidade de todos). Ideias se alimentam de ideias. Vamos nos alimentar?

Confiram outros textos inéditos de minha autoria:

Zona Literária: https://minhazonaliteraria.blogspot.com

Terra dos Sonhos: https://sonhosdesperto.blogspot.com

Luso Poemas (Portugal): https://www.luso-poemas.net/modules/news/index.php?uid=17029

Caso gostem dos textos, curtam, comentem e divulguem!!!