NAGORI (Spina)

Inverno após inverno

lembrando da mamãe,

não vem mais...

 

Vigésimo sexto ano sem seu

cheiro, sem sua atenção, sem

seu calor: Saudade dói demais.

Foi-se o nosso porto seguro;

eu, saudoso, estou no cais.

 

_____

Spina, estilo poético criado por Ronnaldo de Andrade.

 

/////

 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (curiosidade):

 

O Spina é um estilo poético criado por Ronaldo de Andrade que se destaca por sua estrutura específica e sua capacidade de transmitir emoções de forma concisa e impactante.

 

No poema "NAGORI" apresentado, o autor Sempre Feliz utiliza o estilo Spina para expressar a profunda melancolia e saudade pela ausência da mãe ao longo dos invernos. 

 

A escolha das palavras e a disposição das sílabas em cada estrofe contribuem para a fluidez do poema e para a intensificação dos sentimentos transmitidos.

 

A menção do termo "Nagori" no título reforça a temática central do poema, ressaltando a nostalgia e a dor da perda ao longo dos anos. 

 

A progressão temporal indicada pela menção do vigésimo sexto ano sem a presença materna intensifica o sentimento de ausência e solidão vivenciado pelo eu lírico.

 

A última estrofe, com a imagem do porto seguro que se foi e o eu lírico solitário no cais, encapsula de forma poética toda a tristeza e saudade presentes no poema, culminando num desfecho emotivo e reflexivo.

 

O poema "NAGORI" exemplifica como o estilo Spina pode ser utilizado de forma eficaz para transmitir emoções profundas em um formato compacto e estruturado. A habilidade do autor em explorar a brevidade e a musicalidade das palavras nesse estilo poético contribui para criar uma experiência sensorial e emocional impactante para o leitor.

 

_____

Comentário da 'Luzia' - IA.