Papo de Bananeiras

Na carroceria de uma pickup 4x4, duas bananeiras de 2 metros de altura balançavam com o vento provocado pelo deslocamento do veículo. A bananeira nanica, prestes a soltar seu mangará, demonstrava sua indignação. Ao seu lado, a bananeira prata aproveitava a experiência de forma tranquila e feliz.

Bananeira Nanica: Não acredito que fui separada da matriz justo agora que estava prestes a soltar meu mangará! É injusto!

Bananeira Prata: Calma, minha amiga. Tente aproveitar o vento em suas palmas e o roçar do ar no caule. É uma sensação única.

Bananeira Nanica: Como posso aproveitar qualquer coisa? Fui arrancada da minha casa, das minhas raízes, tirada de minha zona de conforto. Não entendo como você consegue estar tão tranquila.

Bananeira Prata: É verdade que fomos tiradas de nosso lugar, mas talvez essa mudança seja para melhor. Podemos iniciar novos bananais e continuar nosso ciclo de vida em outro lugar.

Bananeira Nanica: Você fala como se tudo fosse fácil! E se não conseguirmos nos adaptar? E se o novo lugar não for adequado para nós?

Bananeira Prata: A adaptação faz parte da nossa natureza. Somos fortes e resilientes. Se tivermos a oportunidade de crescer em outro lugar, vamos florescer e dar frutos. Confie nisso.

Bananeira Nanica: Mas e se eu não conseguir soltar meu mangará a tempo? Estou tão preocupada que não consigo pensar em outra coisa.

Bananeira Prata: Não se preocupe tanto. Primeiro, você deve soltar novos filhotes. Quando um deles crescer e estiver do seu tamanho, então será a hora de soltar seu mangará. Mas lembre-se, isso tem um custo. Você terá que deixar de existir e 'passar o bastão' para o próximo. Essa é a lei da banana. Não se esqueça disso. Não precisa ter pressa. Tudo a seu tempo.

Bananeira Nanica: Então eu devo aceitar e confiar no ciclo natural das coisas?

Bananeira Prata: Exatamente. Aprecie a jornada e as novas oportunidades que ela pode trazer. Deixe suas preocupações ao vento e lembre-se: cada coisa tem seu tempo.

As duas bananeiras continuaram seu caminho, balançando ao vento. A bananeira nanica, aos poucos, começou a se acalmar e a perceber a beleza do momento. Chegaram ao seu destino e foram plantadas em um novo campo, onde cresceram fortes e saudáveis, dando início a novos bananais.

Moral da história: Nem sempre as mudanças são fáceis de entender ou aceitar, mas podem trazer oportunidades inesperadas e novas possibilidades de crescimento. É importante confiar no ciclo natural das coisas e apreciar cada momento da jornada.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 26/05/2024
Reeditado em 26/05/2024
Código do texto: T8071874
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.