Rascunho: para uma análise da narrativa o homem que plantava aves
1. Gociante Patissa traz-nos com esta narrativa uma espécie de “ conto proverbial” na medida em que toda diegese aliar-se ao provérbio: não é com as pernas que se corre, mas sim com o pensamento. O narrador usa a figura personagem para dar vida a uma explicação proverbial assente no trajecto da mesma. Trata-se da necessidade de relegar a limitação motora de Lumbombo e valorizar a capacidade cognitiva, a espertesa, a inteligência da personagem.
2. Não será exagero afirmar-se a criação neste conto da noção do narrador Griot que David Mestre, em Lusografias crioulas, sustenta aquando de uma abordagem sobre Uanhenga Xitu, mas numa perspectiva mais refinada, com uma linguagem mais refinada. Os dentes do soba
3. A narrativa consubstancia-se na apresentação e explicação dos valores morais/culturais entre os ovimbundu. Daí, trazer ao longo do texto alguns elementos culturais a ter em conta:
- a crença no mau agoiro trazido pela curuja ( katchukutchuku), leia-se na pg. 21 1° parágrafo
- ritos de caçador ( ukongo), fala-se aqui da dança dos mesmos; olundongo; a fugura do ocisanji equivocadamente chamada de palhaço.
- a atribuição dos nomes africanos, o nome umba – Lumbombo; 2° parágrafo, pg 22
- a recorrência ao sobrenatural visível em dois momentos: quando se crê que a deficiência deve-se num lado por causa de castigo dos deuses a erros dos ancestrais (pg. 22/p. Parágrafo), num segundo momento a ligação do sucesso de Lumbombo a mitologia, comportamento muito comum entre os angolanos, mormente entrebos benguelenses;
- a recorrência constante a aforismo próprios da literatura oral: - pensinsa panyãle ongolo; pukamba panyale; walevalisa wasolekisa; e por fim o provérbio motor Não é com pernas que se corre, mas sim com o pensamento.
- o sentido comunitário muito forte entre os bantu aquando do serviço voluntário de modo a ajudar o devedor, um comportamento sustentado no pensamento senghoriano: eu sou porque vós sois, vós sois porque eu sou/ ubuntu;
4. Da personagem Lumbombo e o percurso heróico:
- Em resumo, o conceito de herói pode ser entendido , na perspectiva de Schmidt como:
toda a personagem que exerceu, sobre os homens e sobre os acontecimentos , uma determinada influência, que lutou com tanta bravura, ou realizou feitos de uma tal temeridade, que se elevou acima dos seus semelhantes, os mortais , e que pode ousar aproximar-se dos deuses , merecendo assim depois da morte uma veneração e um culto particulares. [...]
Personagem herói concorda com os ideais com os códigos sociais u anti-herói rompe com os padrões sociais
- Lumbombo inicia-se como um anti-herói porquanto choca com os padrões sociais, mas impõe-se passando a ser considerado como um herói.
5. obtem-se as seguintes lições:
- o ser humano dever ser entendido numa perspectiva aristotélica como um sínolo, uma dualidade em um, isto é, junção da matéria e o intelecto e deve-se valorizar este como a mais nobre capacidade humana;
- a criação por uma repugnância a qualquer formação de ostracisação