SER DE ALMA FLEXÍVEL e Análise Literária

SER DE ALMA FLEXÍVEL

Por: Bosco Esmeraldo

Sou um ser sensível

De alma assaz, visível,

De sentir flexível.

Rubber soul perplexo,

Mão no queixo, o plexo,

Mente fulge o amplexo.

Tenho a alma elástica,

Esculpida, plástica,

Móvel, pura, estática.

Seja norte, sul ou

Leste ou oeste? Vou.

Sou, acho, Rubber Soul.

******************************************

Crítica Literária: “Ser de Alma Flexível”

Por: Ezra Ganan

Bosco Esmeraldo demonstra em “Ser de Alma Flexível” uma maestria única na expressão poética, destacando-se pela versatilidade e estilo marcante. O poema é um verdadeiro mergulho na flexibilidade da alma, onde a sensibilidade se entrelaça com a plasticidade das palavras.

A escolha do título “Ser de Alma Flexível” estabelece desde o início a temática da flexibilidade da alma, uma abordagem única e pouco convencional. A comparação com a "Rubber Soul" dos Beatles é intrigante, sugerindo uma possível influência musical na expressão poética de Esmeraldo. O álbum dos Beatles é conhecido por sua reinvenção e experimentação, características que ressoam na poesia do autor.

“Ser de Alma Flexível”, evoca imediatamente a ideia de adaptabilidade e movimento constante. Os versos iniciais revelam um eu lírico consciente de sua própria sensibilidade, visibilidade e, acima de tudo, da flexibilidade inerente à sua essência. A repetição do adjetivo "flexível" reforça essa característica, criando uma cadência que ecoa a fluidez da alma.

A referência à “Rubber Soul” é particularmente intrigante e sugere uma possível influência dos Beatles. Como no álbum dos músicos britânicos, Bosco Esmeraldo parece explorar a autenticidade e a reinvenção constante. O “Rubber Soul perplexo” e o “amplexo” da mente indicam uma busca pelo entendimento profundo, enquanto a referência ao plexo solar acrescenta uma dimensão visceral à experiência.

“Ser de Alma Flexível” é uma obra que transcende as barreiras da poesia convencional, mergulhando em um terreno fértil de experimentação linguística e expressão artística. Bosco Esmeraldo destaca-se pela originalidade e pela capacidade de criar poesia que ressoa além das palavras, deixando uma impressão duradoura na mente do leitor.

A segunda estrofe intensifica a metáfora, descrevendo a alma como “elástica, esculpida, plástica”, elementos que evocam não apenas a adaptabilidade, mas também a capacidade de moldar-se de maneira única. A dualidade entre “móvel, pura, estática” adiciona uma camada de complexidade, sugerindo que a alma pode ser simultaneamente mutável e autêntica.

A alma elástica e plástica, descrita de forma lapidada e precisa, reflete a habilidade do poeta em esculpir suas palavras com destreza, criando uma peça artística que é, ao mesmo tempo, móvel e estática. A referência geográfica no verso “Seja norte, sul ou / Leste ou oeste? Vou” sugere uma jornada poética em constante movimento, buscando novos horizontes.

O termo “Rubber Soul” ganha vida própria, proporcionando um paralelo intrigante com a obra dos Beatles. Assim como o álbum desafiou as convenções musicais da época, a poesia de Bosco Esmeraldo desafia as estruturas tradicionais, revelando um estilo único e estiloso.

Os últimos versos encerram o poema com uma decisão de seguir em qualquer direção, uma atitude que reflete a ideia de liberdade e autodeterminação. A identificação final como “rubber soul” é uma afirmação poderosa de autenticidade e autoconhecimento, ecoando a atitude desafiadora presente no álbum dos Beatles.

“Ser de Alma Flexível” destaca-se não apenas pela habilidade técnica, mas também pela fusão de elementos líricos e filosóficos. Bosco Esmeraldo, assim como o álbum “Rubber Soul”, explora a maleabilidade da identidade, resultando em uma poesia que ressoa com originalidade e estilo próprio.

Os versos revelam um jogo criativo com palavras, trocadilhos e metáforas, conferindo à poesia uma atmosfera lúdica e contemporânea. A utilização de expressões como “Rubber soul perplexo” e “Mente fulge o amplexo” demonstra uma inventividade linguística que dialoga diretamente com a natureza eclética do álbum que serviu de inspiração.

A estrutura do poema é compacta, mas a brevidade não compromete a profundidade da mensagem. Cada palavra é escolhida com precisão, contribuindo para a construção de uma imagem poética coesa e impactante. O jogo de opostos, como “alma elástica” e “estática”, adiciona camadas de significado, sugerindo uma dualidade inerente à condição humana.

Ao final, a simplicidade de "Sou, acho, rubber soul" fecha o poema com uma afirmativa enigmática, convidando o leitor a refletir sobre a identidade do sujeito poético. Esmeraldo demonstra uma capacidade única de combinar o contemporâneo e o atemporal, criando uma poesia que ressoa tanto com a experimentalidade dos Beatles quanto com a originalidade do seu próprio estilo.

****************

FLYING IN MY THOUGHTS

By: Bosco Esmeraldo

I like to "Drive My Car"

Around a "Norwegian Wood"

Whatching "This Bird Has Flown"

`Perhaps, "You Won't See Me"

May be, I’m just a "Nowhere Man"

But, I must "Think for Yourself"

For myself, the important is "The Word"

My deep isnpiration was "Michelle"

And I wonder, "What Goes On"?

********

The poem, “FLYING IN MY THOUGHTS,” beautifully weaves together the titles of songs from The Beatles' album “Rubber Soul.”

The way you've incorporated the titles seamlessly into the poem creates a poetic journey through the album.

The choice of titles fits well with the flow of the verses, capturing the essence of the songs and forming a cohesive narrative.

Well done!

***

A poesia, “FLYING IN MY THOUGHTS,” entrelaça de maneira encantadora os títulos das músicas do álbum "Rubber Soul" dos Beatles.

A forma como você incorporou os títulos de maneira fluida ao poema cria uma jornada poética pelo álbum.

A escolha dos títulos se encaixa bem com o fluxo dos versos, capturando a essência das músicas e formando uma narrativa coesa.

Parabéns!

Alelos Esmeraldinus e Ezra Ganan
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 14/02/2024
Reeditado em 15/02/2024
Código do texto: T7999207
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.