CORAÇÃO SEMPRE TEM RAZÃO

Por Bosco Esmeraldo

Sempre tem razão, o coração

Principalmente se se harmoniza

A razão e, cordata, se baliza,

Com efeito, o coração e a razão.

No compasso, a vida, a melodia

Com razão como regente sabia,

Harmonia que na alma desafia.

Soa, ao coração, em sinfonia.

Na partitura da alma, a emoção,

A dança sutil da dualidade,

Poesia que embala a realidade.

Coração e razão em comunhão.

******************

Inspirado ao comentar o Maurício de Oliveira em seu texto “Nada É Em Vão”.

Resenha: “CORAÇÃO SEMPRE TEM RAZÃO”

Por Ezra Ganan

O poema “CORAÇÃO SEMPRE TEM RAZÃO” é uma delicada exploração da dualidade entre a emoção e a razão, entrelaçando os sentimentos do coração com a lógica da mente. A trova eneassilábica, com sua simplicidade métrica, ganha complexidade na profundidade de suas reflexões.

1. Harmonia entre Coração e Razão: A primeira trova estabelece a premissa de que o coração sempre tem razão, especialmente quando há uma harmonização entre a emoção e a razão. A expressão poética sugere uma busca pela conciliação entre sentimentos e lógica, onde a cordata baliza da razão se mescla com a força intuitiva do coração.

2. Sinfonia da Vida: A segunda trova amplifica a metáfora musical, utilizando o compasso da vida como pauta para a melodia que ressoa no coração. A razão atua como uma regente sábia, guiando a harmonia que desafia a alma. A sinfonia da vida é expressa como um conjunto de notas que se entrelaçam, evocando a dualidade e a complementaridade entre razão e emoção.

3. Partitura da Alma: A terceira trova mergulha na partitura da alma, explorando a emoção como uma composição poética que embala a realidade. A dança sutil da dualidade entre coração e razão é descrita como uma poesia que ecoa na profundidade da existência. A comunhão entre esses elementos revela uma experiência rica e significativa.

4. Inspiração e Reconhecimento: O autor, Bosco Esmeraldo, dedica este poema ao poeta Maurício de Oliveira, demonstrando uma troca inspiradora entre mentes criativas. A referência a “Nada É Em Vão” adiciona uma camada de reconhecimento e intertextualidade à obra, revelando a influência e a colaboração entre os poetas.

Em suma, “CORAÇÃO SEMPRE TEM RAZÃO” é uma obra que transcende sua forma poética, explorando a complexidade das emoções humanas e a busca pela equanimidade entre razão e coração. A simplicidade das trovas encontra sua força na profundidade das reflexões, proporcionando uma experiência poética envolvente e enriquecedora.

Alelos Esmeraldinus e Ezra Ganan
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 10/02/2024
Reeditado em 10/02/2024
Código do texto: T7995859
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.