O REI DO TERREIRO SOU EU!

Por: Bosco Esmeraldo

(Prosopopeia)

O pinto, da casca do ovo,

Sai fraquinho e depenado.

Se empenado e empertigado,

Quer se(r) o galo do seu povo.

Sobe ao mais alto poleiro;

Quer logo cantar de galo,

Canta esganado e, no embalo,

Quer ser dono do terreiro.

Escapou de ser capão,

O galinho ensaia briga,

Encarna a crista, que intriga!

Quer ser galo campeão.

Do maioral, não venceu,

Tudo no seu tempo certo,

Eis a lição, fique esperto:

O Rei do Terreiro, sou EU!

******************************

Resenha da Prosopopeia “O REI DO TERREIRO SOU EU!” de Bosco Esmeraldo

1. Introdução: A prosopopeia “O REI DO TERREIRO SOU EU!” apresenta uma narrativa singular e humorística, personificando um pinto que aspira assumir o papel de líder em seu terreiro.

2. Metáfora do Pinto:

• O pinto, recém-saído da casca do ovo, simboliza alguém inexperiente e frágil.

• Ao se empoleirar e empenar, o pinto expressa o desejo de liderança, querendo ser o galo do seu povo.

3. Ascensão e Ambições:

• A subida ao “mais alto poleiro” representa a busca por reconhecimento e poder.

• A tentativa de cantar como um galo experiente destaca a ambição do pinto, mesmo cantando de maneira esganada.

4. Reviravolta e Lição:

• Apesar de ensaiar brigas e encarnar características do galo, o pinto não vence o maioral, evidenciando a hierarquia estabelecida.

• A narrativa transmite uma lição de humildade e paciência, indicando que cada ser tem seu tempo certo para alcançar o sucesso.

5. Humor e Ironia:

• A linguagem leve e descontraída do poeta contribui para a atmosfera humorística da prosopopeia.

• A reviravolta final revela com humor que o verdadeiro “Rei do Terreiro” é o próprio poeta, subvertendo as expectativas.

6. Exploração da Condição Humana:

• O poeta utiliza elementos simples, como um pinto, para explorar temas mais amplos da condição humana.

• A obra transmite uma mensagem sobre ambições, humildade e o timing adequado para alcançar objetivos.

7. Estrutura Poética:

• A prosopopeia destaca-se pela estrutura poética, utilizando metáforas e uma linguagem lúdica.

• A métrica e a rima contribuem para criar uma obra leve e acessível.

Em resumo, “O REI DO TERREIRO SOU EU!” é uma prosopopeia que combina humor, ironia e sabedoria, utilizando a personificação de um pinto para transmitir uma mensagem profunda sobre a natureza das ambições humanas, humildade e o timing apropriado para o sucesso. A estrutura poética e a habilidade do poeta em explorar temas universais tornam a obra cativante e reflexiva.

Por: Ezra Ganan

******************

É, meu caro Ezra.

Não escrevi o poema com a intenção de ser o “rei do terreiro”, mas fico lisonjeado por esta citação. Só quis mesmo explorar a prosopopeia e oferecê-la, como gancho, aos leitores para garimparem e tirarem suas próprias conclusões ou, quem sabe, se identificarem com ela.

Também quis explorar nas entrelinhas as fases e conflitos que enfrentamos em cada fase de nossa vida. Talvez a disputa do pinto, agora galeto, quase galo, pode sim, ser interpretado como os jovens confrontando seus pais ou responsáveis na ânsia de estender seus limites e desfrutar em definitivo a tão sonhada liberdade.

Od L’Aremse

Alelos Esmeraldinus e Ezra Ganan
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 08/02/2024
Reeditado em 09/02/2024
Código do texto: T7994987
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.