Hexislaice ( Novo estilo do poeta: Bosco Esmeraldo )
*O PESSIMISTA*
A vida está sempre a sorrir,
Mas há quem só fica a chorar.
Para tudo vive a desanimar,
Nunca pensa em persistir,
Querendo mais é desistir,
Impedindo assim de amar.
A vida está sempre a sorrir
Impedindo assim de amar.
*O OTIMISTA*
Ela vivia sempre a sorrir
Eterna amiga Dona Hercília
Eu sou muito feliz Emília
Saudade delas vou sentir
Faz tempo e nunca esqueci
Sentia como minha família
Ela vivia sempre a sorrir.
Sentia como minha família.
****
Mais uma criação do poeta: Bosco Esmeraldo
.*Hexislaice.*
**********************************
Etimologia: Hexa, do grego Hexa - seis; slaice, anglicismo de 'slice' - fatia (empréstimo fonético).
HEXASLAICE é uma poesia em novo estilo. Uma criação de Bosco Esmeraldo e faz parte do acervo Alelos Esmeraldinus. É um fatiamento da Encantosia, estilo deste mesmo acervo. Uma composição híbrida hexatrófica (estrofe em seis versos) acrescida de um dístico extraído do sexteto (primeiro e sexto versos).
O Hexaslaice, embora tenha seis versos mais dois, traz um gostinho de trova, embora tenha formato 'hexa-duo' e tem como Madrinha deste estilo: Aíla Maria Brito Silva (Aila Brito).
Tem o mínimo de uma sexteto e um dístico. Pode ter rimada única ou mesclar com as possíveis rimas conforme segue abaixo.
Rimada:
ABBAAB AB,
ABCCBA AA,
ABCABC AC,
ABCBCA AA,
ABCACB AB ou
ABCBAC AC.
Podemos utilizar única rimada ou combinar os conjuntos 'hexa-duo' seguintes com uma das rimada predita.
A escanção ou contagem silábica básica e preferencial é heptassilábicos [redondilha maior (7 sílabas)] podendo ter escanção híbrida combinando com uma ou mais das que seguem.
(Dodecassilábicos) [12],
(Hendecassilábicos) [11],
(Decassilábicos) [10],
(Eneassilábicos) [9],
(Octossilábicos (8),
(Pentassilábico) [5 - redondilha menor].
Tente pelo menos um!
Alelos Esmeraldinus
há 1 dia (28/11/2023, 23:03:53 BRT)
Um Hexislaice com estrofes em antagonismo e em perfeita harmonia. Meus aplausos! Grato pela bela e brilhante produção. O SENHOR te abençoe em tudo!