Ué...
"Ué...quié que tá acontecenu nesse mundo que as pessôa tão tudo senu malcriada uma caz ôtra.. ???
Cadê aquele jeitão simplão de se tratar ozôtro e de tê gentileza nas palavra...???
Num custa nada di tê iducação e tratá cum respeito, né memu...???
Óia, eu num sei ôceis, maieu tô triste de vê que esse mundão das telinha falante tá cabanu cum a filicidadi dos papo de cumadi, das cunversa dos cumpadi, das criança arrudianu nóis brincanu coscachorro e correnu na rua...
Tá fartanu mais amô nesse arado pra vê se brota as semente do bem...
Tá fartanu regá com alegria os dia e pedi que a chuva de compaixão móie a terra dos coração gelado desse povo... cuida das palavra que vai escoiê dizê..."
Lu!z@
🌧💭
18de Julho de 2.023
18.18h
Lua Nova
Chove e faz frio (...nos corações...)
•°•°•°•
Texto escrito em 'caiperês'.
Idioma típico das pessoas que vivem no interior, banhados de simplicidade e sabedoria.
Inspirado num texto que foi feito por uma inteligência artificial. (por um amigo que deu um comando de transcrição de um texto comum para 'mineirês' - linguagem típica da região de Minas Gerais/Brasil)
A partir disso, esse meu texto se desenhou.
Escolhi a categoria EXPERIMENTAL e TIQUIM...apenas pela fonética da palavra. Nem sei o que é 'TIQUIM' na composição da escrita...
Só sei que em mineirês TIQUIM é sinônimo de 'um pouquinho'...e eu sou um pouquinho caipira ...🤓
•∆•
Meu amigo solicitou a transcrição invertida (sem sotaque) do meu texto pra Jul-IA (ele deu nome pra IA dele) e deu nisso:
"Ah, quão estranho está o mundo em que vivemos, onde o decoro se perde e o respeito se esvai entre os seres humanos?
Onde está a simplicidade do tratamento mútuo e a gentileza nas palavras proferidas?
Não é pesado o fardo de se portar com civilidade e tratar o outro com respeito, pois não?
Vejo com tristeza o estado deste mundo dominado por telas falantes, extinguido o prazer das conversas amigáveis, das crianças que outrora brincavam com os cães e corriam pelas ruas.
Falta mais amor neste terreno para que possam germinar as sementes do bem.
Urge regar com alegria nossos dias e implorar por uma chuva de compaixão que molhe a terra dos corações gelados de nosso povo...
Escolhe com cuidado as palavras que pretende dizer..."